artesianflow_10219263451af1aa57e78c.jpg

Rua D. Jorge Lencastre, nº 8
3800 – 141 AVEIRO
E-mail: aveiro@centro.ordemdosengenheiros.pt
O Colégio Regional de Engenharia do Ambiente e a Delegação Distrital de Aveiro vão realizar no dia 13 de junho a seguinte sessão:

Sessão Técnica: Águas subterrâneas, conceção e construção de captações

Orador: Prof. Manuel Marques da Silva

Local: Sede da Delegação Distrital de Aveiro da OE

Data: 13 de junho

Horário: 18h30-20h00

Inscrições:  A participação nesta sessão é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória para o e-mail:  aveiro@centro.ordemdosengenheiros.pt

Resumo da Palestra: As águas subterrâneas são uma das parcelas do ciclo hidrológico que o Homem utiliza, de forma mais comum, para satisfazer abastecimentos públicos ou privados. A conceção e a construção de captações dos recursos hídricos subterrâneos tem evoluído ao longo dos tempos, à medida que a ciência e a tecnologia desenvolvem novas formas de pesquisa, diagnóstico e execução de furos e poços. Atualmente há vários métodos para realização de sondagens de pesquisa e eventual captação. O diagnóstico da qualidade da água das várias camadas geológicas e da sua produtividade, têm-se aprofundado significativamente com recurso a diagrafias elétricas e nucleares.

O objetivo da presente palestra é partilhar o conhecimento das bases teóricas e a grande experiência prática em obra que o palestrante adquiriu ao longo da sua vida profissional, quer como Professor universitário, quer como técnico coordenador de sondagens, quer ainda como inspetor deste tipo de obras?

Nota Biográfica do Orador: Manuel Marques da Silva

Nasceu em Salreu, Estarreja em Setembro de 1943
Fez o ensino primário em Salreu  e terminou o ensino secundário no Liceu D. João III em Coimbra.
Fez o curso de Ciências Geológicas na Universidade de Lisboa
Pós graduação em Hidrologia Subterrânea na Universidade Politécnica de Barcelona
Doutoramento em hidrogeologia na Universidade de Barcelona
Professor Catedrático na Universidade de Aveiro