bombeiros_66682908750c1f68eb846a.jpg

3000-032 Coimbra
Tel.: (+351) 239 855 190
Fax:  (+351) 239 823 267
Numa organização do Colégio Regional de Engenharia Florestal e do CERNAS - Centro de Estudos de Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade, vai realizar-se no dia 12 de dezembro, no Auditório da Sede Regional da OE em Coimbra,  uma sessão técnica sobre incêndios florestais.

TEMA - "Gestão de Grandes Incêndios Florestais”.

DATA E LOCAL
– 12 de dezembro, 18h00, Auditório da Ordem dos Engenheiros, Rua Antero de Quental 107, Coimbra.

ORADOR - A palestra é proferida pelo Prof. Doutor Domingos Xavier Viegas:
  • Professor catedrático do Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
  • O palestrante fundou, em 1990, a Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI), unidade de investigação integrada no Laboratório Associado de Energia, Transportes e Aeronáutica, onde coordena o Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais (CEIF), para a investigação e formação avançada na gestão dos incêndios florestais.
  • É diretor do Laboratório de Estudos sobre Incêndios Florestais. Tem desenvolvido investigação na área dos Incêndios Florestais, no âmbito da qual tem coordenado a participação da equipa do CEIF num elevado número de projetos nacionais e europeus, em colaboração com diversas instituições científicas e operacionais, sendo coordenador da área temática de Incêndios Florestais do Consórcio Nacional RISCOS.
  • É autor de um grande número de artigos publicados em revistas internacionais, tendo vindo a orientar diversos trabalhos de pós-graduação na temática dos incêndios florestais.
  • Tem proferido palestras em várias Conferências nacionais e internacionais sobre Incêndios Florestais a convite das respetivas Comissões Organizadoras.

MODERADOR
- A sessão será moderada pelo Prof. Doutor Joaquim Sande Silva:
  • Professor adjunto do Departamento de Ciências Florestais da Escola Superior Agrária de Coimbra.
  • Investigador no Centro de Ecologia Aplicada "Prof. Baeta Neves” da Universidade Técnica de Lisboa, as suas principais áreas de interesse centram-se nas questões da ecologia do fogo e na gestão das áreas queimadas.
  • Participou em 3 projetos internacionais, uma ação COST e 11 projetos nacionais, incluindo um como coordenador.
  • É autor ou co-autor de 130 referências bibliográficas, incluindo 15 livros na qualidade de editor e 10 artigos internacionais ISI, a maior parte na área da ecologia do fogo.
  • Leciona, desde 1992, disciplinas da área dos incêndios florestais ao nível da licenciatura, mestrado e de um Curso de Especialização Tecnológica, em Defesa da Floresta Contra Incêndios , que coordenou durante as 5 primeiras edições.

ENTRADA LIVRE!