ip_s2_scanning_topcon_crop150dpi_72123537854f5e83b9fa3b.jpg

Sessão Técnica: Serviços de Cartografia Acelerada para Inventário Urbano e Rodoviário

Sede Regional, em Coimbra

22 de abril de 2015

Sede Regional, em Coimbra

Ordem dos Engenheiros - Região Centro
Rua Antero de Quental, n.º 107
3000-032 Coimbra
Tel.: (+351) 239 855 190
Fax:  (+351) 239 823 267
O Conselho Regional de Colégio de Engenharia Geográfica vai realizar, no dia 22 de abril, uma sessão técnica onde as empresas Municípia e Topcon Positioning Portugal irão apresentar a sua solução de cartografia acelerada e inventário urbano e rodoviário por Mobile Mapping. Trata-se de uma tecnologia inovadora, que possibilita a realização de cartografia acelerada de vastas zonas urbanas ou extensões de vias rodoviárias, através de um conjunto de laser scanners, câmaras fotográficas digitais e outros sensores, acoplados numa viatura, circulando a velocidades de até 80 Km/h, com tempos de aquisição de dados muito curtos, e precisões de até 5 cm.

O tratamento dos dados de Mobile Mapping - nuvens de pontos e fotografias georreferenciadas - permite produzir:
  • Cadastro de iluminação pública
  • Cadastro de sinalização rodoviária
  • Cadastro de obras de arte
  • Cadastro arbóreo
  • Cadastro do mobiliário urbano
  • Cartografia vetorial
  • Bases de dados geográficas
  • Levantamento de fachadas de edificado (por exemplo, para efeito  de ações de regeneração urbana)
  • Inventários de elementos de redes de distribuição de serviços
  • Inventários de estado de pavimento, raios de curvatura e inclinação de vias
  • Inventários de alturas e larguras de trajetos para transportes especiais
  • Inventários de zonas de desastre ou acidente
Inscrições: solange@centro.ordemdosengenheiros.pt (a  inscrição é gratuita, mas obrigatória)

Organização: Conselho Regional de Colégio de Engenharia Geográfica.