simpmet_2016_banner_2982599795723674760820.jpg

Auditório do ISEP, Porto

24 de maio de 2016

Auditório do ISEP, Porto
A Especialização Horizontal em Metrologia da Ordem dos Engenheiros, associa-se ao 4.º SIMPMET – Simpósio de Metrologia 2016, encontro promovido pelo ISEP   Instituto Superior de Engenharia do Porto, pelo IEP   Instituto Electrotécnico Português, pelo CATIM   Centro de Apoio Tecnológico à Indústria Metalomecânica e pelo CHSJ – Centro Hospitalar de S. João e dirigido a todos aqueles que têm necessidade de efectuar medições, ensaios e análises, tais como empresas e laboratórios, centros de investigação científica, estabelecimentos de saúde e profissionais dos diversos ramos da engenharia.

O tema que enquadra esta edição do SIMPMET são as Medições num Mundo Dinâmico, que será também o tema do Dia Mundial da Metrologia 2016. Muito resumidamente, haverá dois grandes blocos temáticos:

- A sessão da manhã será dedicada à Metrologia na Saúde;
- A sessão da tarde será dirigida sobretudo à Metrologia nos Transportes e nas Comunicações.

A Metrologia, domínio do conhecimento relativo à medição, tem uma natureza transversal a todas as Especialidades da Engenharia e serve um vasto conjunto de actividades económicas, científicas e legais. Abrange a realização, o desenvolvimento e a manutenção dos padrões nacionais das unidades de medida; o estabelecimento da rastreabilidade dos padrões de referência e de trabalho a utilizar pela comunidade científica e industrial; a avaliação da incerteza das medições efectuadas; a aprovação de instrumentos de medição para aplicações comerciais, industriais e fiscais e outras áreas regulamentadas, como por exemplo a saúde; o acompanhamento dos instrumentos durante a sua vida útil.

Inscrições em www.isep.ipp.pt/simpmet

Os membros da Ordem dos Engenheiros beneficiam de condições especiais de inscrição neste encontro.