fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
c98507ba3ff229c1d3787116fe6fcab1.jpg
imagem_19876624355cd0125609fb9.jpg

Sistema de Mobilidade do Mondego

Sessão Técnica

Auditório da Sede Regional Centro da Ordem dos Engenheiros, Coimbra

14 de maio de 2019

Local

Auditório da Sede Regional Centro da Ordem dos Engenheiros, Coimbra

Informações

Ordem dos Engenheiros
Gabinete de Assuntos Profissionais
Tel.: 213 132 613 | 662 | 664
Email: gap@oep.pt
O Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM) pretende garantir e melhorar as condições de mobilidade na ligação entre os concelhos de Coimbra, Miranda do Corvo e Lousã. Depois de mais de duas décadas com avanços e recuos, o até então previsto metropolitano de superfície será substituído por um sistema de autocarros elétricos numa Solução de BRT – com a designação de Metrobus.

A concretização desta solução traduzir-se-á, seguramente, em alterações significativas aos padrões de mobilidade, com implicações profundas no sistema de transportes da cidade de Coimbra e de toda a região envolvente, pelo que a Comissão de Especialização em Transportes e Vias de Comunicação da Ordem dos Engenheiros (CETVC-OE) promove esta ação de apresentação do respetivo projeto nas suas vertentes de conceção, operação e intermodalidade, procurando uma visão sistémica, das consequências e "perturbações” introduzidas por este importante sistema de mobilidade.

Pretende-se com esta ação ficar a conhecer todos os pressupostos que levaram à adoção desta solução e eventuais desenvolvimentos futuros contando-se, para o efeito, com a presença da entidade responsável pelo projeto e de outras entidades interessadas e ligadas, direta ou indiretamente, às soluções desenvolvidas e às respetivas implicações e impactes, nomeadamente no que se refere à necessidade de compatibilização, organização e articulação entre os diferentes modos de transporte a operar na região, bem como ao nível das políticas de regulação do estacionamento à superfície e no tratamento dos espaços públicos pedonais e cicláveis, na zona urbana. Está em causa a salvaguarda de uma mobilidade de qualidade, integrada e inclusiva, dirigida a todos os cidadãos.

Na sequência destas intervenções, a sessão contará com a participação de três especialistas, designados pela Especialização de Transportes e Vias de Comunicação, aos quais caberá fazer uma análise crítica e comentários às principais linhas de intervenção identificadas no projeto.


Ao inscrever-se neste evento está a autorizar a captação, tratamento e divulgação da imagem própria durante o evento, exclusivamente através dos canais de comunicação institucional da Ordem dos Engenheiros, nos termos definidos na Politica de Privacidade desta Associação Profissional.

Parceiros Institucionais