palestra_sistema_gestao_e_troca_de_energia_21437244565a5e200dc018a.jpg

Sistemas de Gestão e Troca de Energia - Articulação com a norma ISO 50001 e com as necessidades de balanceamento da rede

Auditório da Sede Nacional da Ordem dos Engenheiros

25 de janeiro de 2018

Auditório da Sede Nacional da Ordem dos Engenheiros

Ordem dos Engenheiros
Gabinete de Assuntos Profissionais
Tel.: 213 132 662|3 |4
E-mail: gap@oep.pt

A Especialização em Energia da Ordem dos Engenheiros propõe-se a organizar um conjunto de palestras com o objetivo de dar a conhecer alguns conceitos modernos ligados a tecnologias energéticas, que vão ser apresentados por técnicos que desenvolvem atividades ligadas a essas tecnologias e à sua aplicação, em diferentes empresas.

A finalidade é tripla, já que, para além dos conceitos, procura-se dar a conhecer pessoas e empresas ligadas a atividades em que esses conceitos são aplicados. As primeiras palestras abordarão os seguintes temas:

- Sistemas de Gestão e Troca de Energia;
- Motores Elétricos (mais) Eficientes;
- Contratos de Desempenho Energético.

A primeira palestra será sobre o tema "Sistema de Gestão e Troca de Energia - Articulação com a norma ISO 50001 e com as necessidades de balanceamento da rede”. Realizar-se-á a 25 de janeiro de 2018 sendo o palestrante o Eng. José Basílio Simões.

Os mercados europeus da energia dão cada vez mais prioridade à produção renovável e distribuída, bem como a soluções de gestão automática da procura como forma de assegurar maior segurança no fornecimento e redução de custos. É a chamada Transição Energética.

Nesta palestra apresentar-se-ão ferramentas tecnológicas e casos de uso resultantes da experiência recente da VPS – Virtual Power Solutions, spin-off da ISA, que ao mesmo tempo que dão suporte à implementação da ISO 50001, contribuem para o balanceamento da rede e para que as chamadas smart utilities possam criar comunidades de troca de energia (Internet da Energia).