geografica_large_126088504759143ff3aa4fa.jpg

Sistemas de Informação Geográfica - Workshop de QGIS

Sala Sande Lemos | Sede da OE

29 e 30 de maio de 2017 | Das 9h às 18h (com 1h de almoço livre)

Sala Sande Lemos | Sede da OE

Ordem dos Engenheiros - Região Sul
Serviços de Formação, Comunicação e Cultura

E-mail: atividades@sul.oep.pt

O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Geográfica e o Conselho Coordenador da Comissão de Especialização em Sistemas de Informação Geográfica irão promover, nos próximos dias 29 e 30 de maio, um Workshop de QGIS, no âmbito dos Sistemas de Informação Geográfica.

Os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) estão a tornar-se cada vez mais ubíquos, tocando praticamente todos os domínios da informação. No atual panorama de aplicações de software, não existe praticamente nenhuma aplicação que não utilize de algum modo localização ou mapas. Desde a aplicação de smartphone que pede a localização do utilizador, à aplicação empresarial que apoia toda a sua interface gráfica na visualização de mapas, praticamente todos os softwares atualmente desenvolvidos recorrem de alguma forma a mapas, envolvendo conhecimentos de SIG. Os SIG começaram a democratizar-se e a ser utilizados por cada vez mais utilizadores que necessitam de manipular dados geográficos no seu dia-a-dia. Neste contexto, os SIG Open Source estão a conquistar terreno aos sistemas proprietários, até aqui dominantes. As aplicações de SIG proprietárias (software que não pode ser livremente compartilhado ou modificado) envolvem normalmente maiores custos e limitam os seus utilizadores às funcionalidades disponibilizadas pelas empresas que os desenvolvem, pelo que têm sido desenvolvidos diversas aplicações SIG livres de custos e livres num sentido social, os chamados software Open Source.

Nestes, o QGIS é o software SIG desktop mais utilizado globalmente, com uma comunidade pujante e participativa, com centenas de plugins disponíveis para realizar as mais variadas operações sobre dados geográficos, disponível para Windows, Mac, Linux, BSD e Android.

O workshop que aqui se apresenta confere os conhecimentos básicos para a utilização do software QGIS. Começa por fornecer alguns conceitos base da área de conhecimento geográfico, necessários para compreender o funcionamento deste tipo de sistemas e as necessidades dos clientes dos mesmos. Continua pelas funcionalidades mais importantes na utilização do QGIS, e em seguida entra na criação de mapas, classificação de dados vetoriais, publicação de mapas, dados raster e análise espacial. Será um Workshop eminentemente prático, com um grande enfoque no saber-fazer.

No final será entregue a todos os participantes um certificado de participação.