empreendorismo_74872118956deec027614a.jpg

Secretariado dos Colégios
T: 213 132 662 | 3 | 4
E-mail: colegios@oep.pt

As conferências já realizadas pela Ordem dos Engenheiros e pela Especialização em Engenharia e Gestão Industrial sobre a Reindustrialização do País, destacaram a importância da criação de um ecossistema sustentável para promover a competitividade empresarial e a criação de emprego, através da modernização da oferta de bens e serviços transacionáveis que permita uma trajetória de convergência com a União Europeia.

As conclusões destas conferências identificaram a promoção da competitividade como missão da política económica, assim como a adesão ao modelo da Economia do Conhecimento, destinado a injetar saber e engenheiros nas nossas empresas, enquanto prioridades para a reindustrialização do País, permitindo-nos afastar de modelos do passado, assentes na mão-de-obra barata.

Neste âmbito assume um significado especial, o reforço do ecossistema empreendedor português, constituído pelos empreendedores, centros de I&D, incubadoras, peritos e instituições financeiras e de Capital de Risco específicas, que promovem a valorização económica do conhecimento científico e tecnológico, os fatores de competitividade, a atração e retenção de talento e a facilitação do acesso a investigadores globais e a parceiros estratégicos.

Para além da promoção do debate, é objetivo da iniciativa promover a informação sobre os modelos de Empreendedorismo, em particular o de base tecnológica, através da divulgação e discussão de casos empresariais e do papel das instituições, agentes decisivos para o seu desenvolvimento.

Nestes termos, a Comissão de Especialização em Engenharia e Gestão Industrial da Ordem dos Engenheiros iniciou em novembro passado com o tema As Dinâmicas empresariais e das instituições. O papel dos Agentes, o ciclo de Conferências dedicadas ao Empreendedorismo, dando relevo ao desempenho das Instituições e das empresas.

Esta segunda Conferência será dedicada à relação entre o sistema científico e tecnológico e os empreendedores. A terceira Conferência deverá apresentar e debater casos por empreendedores de base tecnológica atuando no mercado global.

Inscrições gratuitas mas obrigatórias