fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
c98507ba3ff229c1d3787116fe6fcab1.jpg
cartaz_4_cabecalho_novo112_171728405458ecdbb61dc10.jpg

UMa Ponte de Esparguete

Universidade da Madeira, Campus da Penteada

10 de maio de 2017

Adicionar ao meu Calendário

Local

Universidade da Madeira, Campus da Penteada
A Região da Madeira da Ordem dos Engenheiros associou-se à iniciativa da Universidade da Madeira "UMa Ponte de Esparguete", que consiste num concurso que tem como ponto de partida as pontes e a sua importância quotidiana.
O principal objectivo deste concurso é incentivar o interesse dos alunos do 3.° Ciclo, Ensino Secundário e Ensino Superior por esta área da Engenharia, estimulando a criatividade na procura de soluções engenhosas para o problema proposto e promovendo a participação activa destes alunos nas atividades da UMa.
Na sua terceira edição, o concurso consiste na construção de uma ponte utilizando como material de construção a massa esparguete Insular, aplicando as competências adquiridas na área da física e/ou artes visuais, e desenvolvendo
competências que promovam o trabalho em equipa, liderança e coordenação.
A ponte deverá ser executada recorrendo apenas ao esparguete Insular, excluindo-se, portanto, o uso de outro tipo de massa. Não é permitido o uso de massa feita em casa. O esparguete Insular não pode ser modificado para ganhar mais resistência e o uso de tinta, cola ou outro tipo de material para aumentar a resistência do esparguete Insular também não é permitido. Para além dos brindes e prémios
a atribuir aos participantes e vencedores pretende-se ainda com esta iniciativa apoiar algumas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) da Região Autónoma da Madeira. Este apoio será determinado a partir dos resultados dos testes de carga das pontes.
Quanto mais elevados forem os resultados, maior será a quantidade de produtos alimentares a distribuir pelas IPSS seleccionadas pelos participantes.
Este concurso terá lugar no Campus da Penteada, no dia 10 de maio, sendo que as inscrições decorrem até ao dia 5 de maio.
Informação adicional sobre o concurso pode ser consultada no sítio http://pontes.uma.pt.

Parceiros Institucionais