fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
c98507ba3ff229c1d3787116fe6fcab1.jpg
grupotranstejo_frota_205802683594d3a95976b1.jpg

Visita à Transtejo

Cacilhas

12 de julho de 2017

Local

Cacilhas

Informações

Ordem dos Engenheiros
Gabinete de Assuntos Profissionais
T: 213 132 662 |3|4 
E-mail: gap@oep.pt

A Transtejo e a Soflusa constituem, desde 2001, um grupo destinado a satisfazer as necessidades e expectativas de milhares de passageiros que diariamente cruzam as duas margens do Tejo.

Nesse ano, a Transtejo adquiriu a totalidade do capital da Soflusa, cujo principal objeto era a travessia fluvial entre o Barreiro e o Terreiro do Paço. Em dezembro de 2001, a Transtejo passou a operar a ligação Cacilhas – Cais do Sodré com ferries e cacilheiros.

Em 2002 foi aberto concurso para a renovação total da frota da Soflusa, com a construção de sete catamarãs de 600 passageiros, com opção de mais dois, tendo sido adjudicado à Damen Shipyards, com estaleiro em Singapura. Em Dezembro desse ano foi inaugurado o novo Terminal Fluvial do Montijo, localizado no Cais do Seixalinho.

Em 2004 entraram em serviço os catamarãs com capacidade para 600 passageiros na ligação Barreiro – Terreiro do Paço.

Em março de 2009 foi inaugurado o pontão do ferry no Terminal Fluvial do Cais do Sodré, possibilitando a retoma do serviço de transporte de veículos de Cacilhas para o Cais do Sodré. Simultaneamente foi inaugurado o Interface de Transportes do Cais do Sodré, com a oferta de transporte fluvial, comboios urbanos, metropolitano, autocarros e elétricos.

A Comissão de Especialização em Transportes e Vias de Comunicação da Ordem dos Engenheiros, dando continuidade a um programa de visitas aos operadores de transportes da Região de Lisboa, organiza agora esta ação em colaboração com a Transtejo, quando se levantam questões estratégicas como o Novo Aeroporto de Lisboa e o Terminal de Contentores do Barreiro.

* Sugere-se aos participantes na Visita que utilizem o cacilheiro para a travessia Cais do Sodré/Cacilhas, sendo a concentração no Terminal Fluvial de Cacilhas.

Parceiros Institucionais