teste1_3989973314ea924645d859.jpg

Secretariado dos Colégios

Telef.: 21 3132662/3/4
e-mail: colegios@oep.pt

As ComissõesExecutivas das Especializações em Hidráulica e Recursos Hídricos e em Geotecniapromovem, no dia 18 de Novembro de 2011, uma Visita ao "AproveitamentoHidroeléctrico do Baixo Sabor".

Este Aproveitamento reveste-se de uma importância fundamentalpara o sector eléctrico nacional, devido à sua localização, no Douro Superior,a montante da cascata do Douro Nacional, e às suas características, com grandecapacidade de armazenamento e grupos reversíveis, a que acresce o facto depoder também ser encarado num quadro de fins múltiplos, na medida em que geraoutras valias que extravasam claramente o âmbito do sector eléctrico.

O Aproveitamentoestá situado no concelho de Torre de Moncorvo, distrito de Bragança, no troçoinferior do rio Sabor, afluente da margem direita do rio Douro. É constituídopor dois escalões, estando o de montante situado a cerca de 12,6 km da confluência doSabor com o Douro. O escalão de jusante situa-se a pouco mais de 3 km da foz do rio Sabor.

Estando jápraticamente concluído todo o conjunto de escavações (a céu aberto esubterrâneas) em ambos os escalões estão em curso as betonagens das barragens,tendo também já sido iniciadas as betonagens na central e circuitos hidráulicosdo escalão de montante. Neste escalão está já em fase adiantada de construção oedifício da Central.

As obras do AproveitamentoHidroeléctrico do Baixo Sabor tiveram início em Agosto de 2008 estando aentrada em serviço prevista para Agosto de 2014.

Os participantes deverãoser portadores de coletes reflectores, botas e capacete.

As inscrições estão esgotadas.