inovgrid_220218430594bf4491fcd6.jpg

Gabinete de Assuntos Profissionais
Tel.: 213 132 662 | 3 |4
E-mail: gap@oep.pt
As redes inteligentes (smart grids) são o futuro da distribuição de energia elétrica em Portugal e no Mundo. Concebida inicialmente para transportar e distribuir energia as, já seculares, redes elétricas dos países desenvolvidos apresentam, atualmente, dificuldades na capacidade de resposta causadas pelo aumento da procura de eletricidade, por eletrodomésticos cada vez mais potentes e modernos e pela crescente implementação de veículos elétricos.

A manutenção da estabilidade da rede é agora um enorme desafio, devido às constantes oscilações entre oferta e procura de energia elétrica e, principalmente, devido à grande concentração da procura em períodos específicos (picos de procura). As redes inteligentes apresentam soluções para estes problemas. Redes bidirecionais que potenciam a utilização de todos os recursos energéticos e um tratamento da Informação relativa ao trânsito de energia passam a permitir a gestão da rede em tempo real, potenciando a otimização dos fluxos de energia. Contadores inteligentes substituem os contadores tradicionais, facilitando a comunicação bidirecional entre consumidores e a empresa que presta os serviços.

O InovGrid é a resposta da EDP Distribuição para as smart grids, que dota a rede elétrica de informação e equipamentos inteligentes capazes de automatizar a gestão da energia, melhorando assim a qualidade do serviço - diminuem os custos, e a eficiência energética e a sustentabilidade ambiental crescem.

Trata-se de um projeto de referência mundial selecionado pela JRC como "The single reference project for the JRC report on Guidelines for conducting a cost-benefit analysis of Smart Grid projects".