imagem_adegabborba_25958160458e7b1bc98123.jpg

Av. António Augusto de Aguiar, 3 D
Tel.: 213 132 666

Delegação Distrital de Évora
Rua Frei Carlos, n. 5 - R/C Dt.
7000-737 Évora
Tel.: 266 744 545

O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Agronómica e a Delegação Distrital de Évora vão promover uma visita técnica à Adega Cooperativa de Borba e ao Palácio Ducal de Vila Viçosa.

A área vitícola no Alentejo pode parecer diminuta em comparação com outras regiões em Portugal, mas explica-se pelo facto de que está concentrada em zonas geográficas bem delimitadas. A viticultura Alentejana tem vindo progressivamente a desenvolver-se com o dinamismo das Adegas Cooperativas de tal modo que 90% dos viticultores são associados das cooperativas representando um total de cerca de 70% da produção vitícola da região. Este setor económico é muito importante para a região bem como os seus 3.000 viticultores.

O Alentejo tem uma grande aptidão para a produção de vinhos de qualidade e tipicidade. Em termos de mercado nacional de vinho de qualidade engarrafado, com Denominação de Origem Controlada ou Vinho Regional, o Alentejo representa uma cota de 47%.

A grande maioria das vinhas alentejanas ainda está cultivada de forma amigável do ambiente, sujeita a uma prática de proteção integrada, o que reduz significativamente a utilização de pesticidas, selecionando sempre os menos tóxicos e racionalizando ainda a sua aplicação.

O sistema de condução tradicional é a vinha baixa em bardo, com vegetação ascendente, de pequena e média expansão vegetativa, podada normalmente em "cordão bilateral” ou em "Guyot duplo”.
Os valores médios de produção na região variam entre os 35 e 40 hl/ha, sendo o limite máximo definido nos estatutos das zonas vitivinícolas, de 55 hl/ha para as castas de uvas tintas e de 60 hl/ha para as castas de uvas brancas.

Venha connosco conhecer a dinâmica da Adega Cooperativa de Borba, os seus vinhos e aproveitar um tarde cultural numa visita ao Palácio Ducal de Vila Viçosa.

Condições de participação e reembolso

As inscrições ficam registadas pela data e hora da inscrição efetuada online. Estarão abertas até 20 de abril de 2017 e só serão consideradas válidas após efetuado o respetivo pagamento. As inscrições não validadas através do pagamento serão substituídas por outras em lista de espera. Em caso de cancelamento da inscrição, só haverá lugar a reembolso se for comunicado à Região Sul até ao dia 20 de abril de 2017.