imagemagrupada_18480210705b9138454338a.jpg

Visita Técnica à Adega Cooperativa de Vidigueira com Visita Cultural às Ruínas de São Cucufate

Évora

Évora

Ordem dos Engenheiros - Região Sul
Serviços de Formação Comunicação e Cultura

Av. António Augusto de Aguiar, 3 D
Tel.: 213 132 666

A Delegação Distrital de Évora e o Conselho Regional de Colégio de Engenharia Agronómica promovem, a 13 de outubro, uma Visita Técnica à Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito e uma Visita Cultural às Ruinas da Vila Romana de São Cucufate, Casa do Arco e Museu Municipal de Vidigueira.

A Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito foi fundada em 1960, estando a sua génese associada à história da própria vila e a Vasco da Gama - o Conde de Vidigueira, a quem D. Jaime, Duque de Bragança cedeu a vila em 1519. Esta é uma das mais antigas Adegas de Portugal, que os viticultores das regiões de Vidigueira, Cuba e Alvito transformaram numa moderna e visionária PME Líder, fruto do empenho e esforço concedidos.

No património vitícola da Adega descobrem-se castas autóctones, aperfeiçoadas de geração em geração, entre as quais sobressai a casta Antão Vaz, cuja notoriedade lhe vale o título de «O Branco do Alentejo». Com uma produção aproximada de 5,1 milhões de litros de vinho por ano, esta Adega recebe, processa e transforma anualmente cerca de 8 milhões de quilos de uvas, sendo considerada em 2015 a Adega do Ano. Nesta passagem pela adega, serão observadas as áreas de produção de vinho Tinto e de vinho Branco, o museu de aguardente, a zona de envelhecimento de vinhos tintos, vinhos licorosos e aguardentes, e a nova e moderna linha de engarrafamento.

A vila romana de São Cucufate, classificada como Monumento Nacional desde 1947, é um conjunto de ruínas da vila romana Áulica do século I d.C. em Vila de Frades, sendo considerada a "melhor residência rural romana em Portugal". Este sítio arqueológico reúne vestígios de termas, jardim e um templo, posteriormente adaptado ao culto cristão: o convento dedicado a São Cucufate, um mártir executado em 304 na atual Catalunha.

Nesta vila subsistem vestígios de um jardim com um tanque de pedra que poderá ter sido utilizado como piscina, e da vila permanecem dois corpos laterais com contrafortes, unidos por arcadas. No interior da construção surgem salas abobadadas que teriam servido para armazenar talhas destinadas ao vinho e ao azeite, produtos agrícolas da região, valorizados pelos romanos.

O Museu da Casa do Arco encontra-se localizado no Largo Dr. José Luís Conceição Silva, em Vila de Frades no concelho da Vidigueira (Distrito de Beja) e também é conhecido por Museu de São Cucufate, devido ao facto de aí se encontrar uma exposição permanente intitulada "A Villa de São Cucufate", o centro de interpretação das ruínas Romanas de São Cucufate, assim como o vasto espólio arqueológico encontrado na Villa romana.

Custo de inscrição

Partida de Lisboa

Membro/Acompanhante de membro: 30€

Não Membro: 40€