fotoikea_14342952205adde6e7ead11.jpg

Serviços de Formação Comunicação e Cultura
Av. António Augusto de Aguiar, 3 D
Tel.: 213 132 666
O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Eletrotécnica organiza uma Visita Técnica à loja da IKEA em Alfragide, que irá decorrer no próximo dia 22 de Maio, às 17h30.

A IKEA tem uma ambiciosa estratégia de sustentabilidade: até 2020 tornar-se autossuficiente a nível energético produzindo, a partir de fontes de energia renovável, toda a energia necessária para as suas operações. Assim, desde 2009, o Grupo IKEA já investiu 1,5 mil milhões de euros em parques eólicos (detém 377 torres) e em centrais fotovoltaicas (detém 730.000 painéis solares).

Em Portugal, a IKEA tem uma das maiores centrais fotovoltaicas para autoconsumo do país, no total de 4 lojas (IKEA Retalho) e está em curso o investimento numa das maiores da Europa, também em UPAC (Unidades de Produção para Autoconsumo), na sua unidade industrial: a fábrica em Paços de Ferreira (IKEA Industry).

A central fotovoltaica a conhecer nesta visita, na loja IKEA Alfragide, iniciou o seu funcionamento em Junho de 2016. Esta central tem uma potência total instalada de 967 kWp, com 13 inversores, 3.120 módulos cobrindo uma área de 6.029 m2 e 99% da sua produção será para autoconsumo.

Nesta visita, além de conhecer as instalações e equipamentos da central, haverá oportunidade de ficar a conhecer com mais detalhe a experiência da IKEA enquanto PROSUMER, as características técnicas do projeto e seus benefícios ambientais e também os desafios que se deparam na exploração e implementação de uma instalação deste tipo.

Ao percorrer as áreas técnicas da IKEA, e cobertura do edifício, haverá também a oportunidade de conhecer outros equipamentos técnicos, tais como: o grupo de emergência, os painéis solares para aquecimento de águas, os chillers para produção de água fria, as unidades de tratamento do ar.

Inscrições através do Balcão Único / SIGOE