fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
c98507ba3ff229c1d3787116fe6fcab1.jpg
climaespacosemlogoquadrada_1135931455ad0c7639da74.jpg

Visita Técnica à Climaespaço

2ª edição

Climaespaço SA, Central Térmica

15 de maio de 2018

Adicionar ao meu Calendário

Local

Climaespaço SA, Central Térmica

Informações

Serviços de Formação, Comunicação e Cultura da Região Sul
Av. António Augusto de Aguiar, 3 D
1069-030 Lisboa

Tel.: 213 132 666
E-mail:  atividades@sul.oep.pt
O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Eletrotécnica organiza, no próximo dia 15 de maio, pelas 17h30, a segunda edição da visita técnica à empresa Climaespaço, localizada no Parque das Nações em Lisboa.

A Climaespaço é um projeto único em Portugal de "district heating & cooling”, que surgiu no seguimento da requalificação da área urbana do atual Parque das Nações, aquando da realização da exposição EXPO 98. 

A Climaespaço consiste, essencialmente, numa central de trigeração de energia com uma turbina a gás natural de 5 MWe. Para além da produção de energia elétrica que é injetada na rede, produz-se vapor numa caldeira a partir do qual, por meio de permutadores de placas, se obtém água quente e, por meio de chillers de absorção, se obtém água gelada.

A distribuição de calor e frio é feita a cerca de 150 edifícios/subestações do Parque das Nações, através de uma rede de tubagens com mais de 80 km de extensão e vários milhares de pontos de contagem de energia. A utilização principal da energia fornecida é a climatização e a produção de águas quentes sanitárias.

Os edifícios abastecidos são de vários tipos: residenciais, comerciais, hotéis, escritórios..., tais como: o Oceanário, a Estação Oriente, o Hospital da CUF, o Hotel Myriad, o Centro Vasco da Gama, a Torre de São Gabriel, entre outros.

Este projeto, dada a sua elevada eficiência, permite uma diminuição de cerca de 40% do consumo de energia primária e das emissões de dióxido carbono, quando comparado com as soluções tradicionais de produção das mesmas quantidades de energia.

Nesta visita, os membros da OE poderão conhecer as instalações e equipamentos da central, e haverá também oportunidade para conhecer mais detalhes sobre a história da Climaespaço, as características técnicas do projeto e seus benefícios ambientais, os serviços que a empresa presta e também os desafios que se enfrentam na exploração de uma instalação com este grau de complexidade.

O ponto de encontro para os participantes desta visita técnica, que terá a duração aproximada de 2 horas, será na Climaespaço.

Inscrições através do Balcão Único / SIGOE

Parceiros Institucionais