etar_barreiro_portal_1159192441551914956c2e6.jpg

Ordem dos Engenheiros - Região Sul

Serviços de Formação, Comunicação e Cultura

atividades@sul.ordemdosengenheiros.pt

Com o intuito de promover, junto dos seus membros e demais técnicos, o conhecimento e o contacto com Empreendimentos Ambientais Notáveis, o Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia do Ambiente da Ordem dos Engenheiros vai promover uma visita técnica à Estação de Tratamento de Águas Residuais do Barreiro/Moita, da SIMARSUL.

A visita à ETAR do Barreiro/Moita, localizada no limite dos concelhos do Barreiro e da Moita, atravessando as áreas das freguesias do Lavradio e de Alhos Vedros respetivamente, no Parque Industrial do Barreiro, decorrerá no próximo dia 17 de abril.

A instalação, com capacidade para 290.000 habitantes-equivalentes, é uma das maiores infraestruturas a Sul do Tejo, dispondo de um tratamento de nível terciário, constituído por decantação primária lamelar, lamas ativadas em quatro linhas paralelas e desinfeção por radiação ultravioleta.

A ETAR contempla também uma linha de tratamento paralela, para lidar com o caudal em excesso que poderá afluir em períodos de tempo de elevada pluviosidade, composta por uma etapa de tratamento físico-químico e decantação primária lamelar, em 4 linhas, seguida de desinfeção final por UV.

Para além de digestão anaeróbia e co-geração, a ETAR dispõe ainda de desodorização e de tratamento complementar para reutilização de parte do efluente tratado não só na ETAR mas também nas Estações Elevatórias dos respetivos subsistemas de drenagem do Barreiro e da Moita.

Condições de participação e reembolso

As inscrições ficam registadas pela data e hora da inscrição efetuada online. Estarão abertas até 13 de abril de 2015 e só serão consideradas válidas após efetuado o respetivo pagamento. As inscrições não validadas através do pagamento serão substituídas por outras em lista de espera. Em caso de cancelamento da inscrição, só haverá lugar a reembolso se for comunicado à Região Sul até ao dia 13 de abril de 2015. A realização desta visita técnica fica sujeita a um número mínimo de participantes, pelo que, se o número de inscrições recebidas até 13 de abril de 2015 não for suficiente, os inscritos serão reembolsados do montante pago pela inscrição.