semtitulo12681836424dc95165bdea5.jpg

Visita técnica a Minas de Lítio, Quartzo e Feldspato

21 de Maio de 2011

Organização: Concelho Regional do Centro do Colégio de Engenharia Geológica ede Minas

Data: 21 de Maio de 2011

Locais: Guarda, Mangualde, P. Castelo e fábrica daFelmica em Mangualde

Inscrições: aparticipação nesta visita é gratuita, mas é necessária inscrição prévia para oe-mail: dina@centro.ordemdosengenheiros.pt.O Número de inscrições é limitado a 35 e as inscrições serão consideradas porordem de chegada. A data limite de inscrição é o dia 17 de Maio.

Enquadramento :
O Concelho Regional do Centro do Colégio de Engenharia Geológica ede Minas visa com a organização desta visita técnica às Minas de Lítio,Quartzo, Feldspato e unidade industrial de processamento dessas substâncias,proporcionar um contacto e uma melhor percepção da realidade da industriamineira em Portugal, das suas capacidades e dos seus projectos, nomeadamenteneste sector bem como da percepção da sua importância estratégica e para o bemestar da sociedade.

A exploração de depósitos minerais de Lítio, Quartzo e Feldspato eo seu processamento é uma realidade em crescendo em Portugal, sendo um dos seusprincipais protagonistas, senão mesmo o principal, a Adelino Duarte da Mota – Grupo Mota, através das suas váriasempresas, nomeadamente a Felmica– Minerais Industriais, SA e a SociedadeMineira Carolinos, Lda.

A produção do grupoface á produção a nível nacional situa-se na casa dos 80% (300 000t no total, sendo27 000t de “feldspato litinífero”, 40 000t de quartzo e o restante defeldspatos sódico – potássicos), sendo que a sua produção visa o mercadointerno e o mercado externo.

No caso do quartzoa % de mercado é de aproximadamente 100%.

Alguns dos centros de exploração de depósitos minerais, designadasmais vulgarmente por minas, que o grupo possui em Portugal, localizam-se noconcelho da Guarda e de Mangualde, estando a unidade industrial deprocessamento de Feldspato, Quartzo e Feldspatos Litiniferos, através deprocessos de cominuição e granulação, depuração magnética ondesão extraídos penalizantes cromáticos, micronização e separação óptica dediferentes mineralogias, localizada na Quinta do Ribeiro, freguesia de Moientade Maceira Dão do concelho de Mangualde, a cerca de 8 kmda A25 (Antigo IP5).

As aplicações do Lítio, Quartzo e Feldspato são das mais variadas,nomeadamente a nível industrial de que se destaca o Lítio com aplicações na indústria cerâmica e do vidro comofundente, na produção de ligas metálicas (compostos de lítio), comodesgaseificante e agente de refinação de metais fundidos como por exemplo naprodução de cobre e suas ligas, na preparação de reagentes para sínteseorgânica, na industria dos lubrificantes, na industria de naves espaciais esubmarinos para depurar o ar extraindo o dióxido de carbono produzido pelosseus ocupantes, na industria automóvel, nomeadamente na produção de baterias,que irá garantir um futuro animador para o seu consumo. O Quartzo utilizado na areia para moldes defundição, no fabrico do vidro, esmalte, dentífricos, abrasivos, lixas, fibrasópticas, cerâmica, relógios, fabrico de instrumentos ópticos e também muitousado na construção civil, etc. O Feldspatono fabrico do vidro, de cerâmicas, como material incorporante em tintas,plásticos e borrachas, louça sanitária, louça de cozinha, porcelanas paraaplicações eléctricas, eléctrodos de soldadura, etc.