imagemren889986774dede784a5576.jpg

Tel.: + 351 213 132 666

Fax: + 351 213 132 690

actividades@sul.ordemdosengenheiros.pt

O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Electrotécnica está organizar uma visita Técnica à REN (Redes Energéticas Nacionais), para o próximo dia 21 de Junho de 2011.

A REN é o operador de transporte de electricidade  em muito alta tensão e de gás natural em alta pressão em Portugal Continental. Assim sendo, a REN actua em duas áreas de negócio principais: (i) o transporte de electricidade em muito alta tensão e a gestão técnica global do Sistema Eléctrico Nacional - SEN, sendo titular da concessão de serviço público para a exploração da Rede Nacional de Transporte - RNT; e (ii) o transporte de gás natural em alta pressão e a gestão técnica global do Sistema Nacional de Gás Natural - SNGN, a recepção, armazenamento e regaseificação de Gás Natural Liquefeito – GNL, e o armazenamento subterrâneo de gás natural, sendo titular das respectivas concessões de serviço público.

Dada a criticidade do serviço público prestado pela REN, a sua autonomia em termos das comunicações utilizadas para a monitorização e operação das redes energéticas assume especial relevância. Neste sentido, a REN dispõe de uma Rede de Telecomunicações de Segurança (RTS) privativa de cobertura nacional, com elevado nível de fiabilidade e disponibilidade, suportada nas suas infra-estruturas de fibra óptica e de feixes hertzianos associadas às redes de transporte de electricidade e gás, e em sistemas de telecomunicações de última geração. O Centro de Operações dos Sistemas de Informação garante a monitorização e operação da RTS em tempo real, permitindo a operação da rede para disponibilização de serviços assim como uma rápida actuação em caso de incidente.

O forte desenvolvimento registado ao nível das Tecnologias de Informação, aliado às necessidades crescentes de serviços de comunicações por parte das áreas operacionais do Grupo REN, requer uma evolução constante no sentido de serem avaliadas e testadas as soluções que confiram elevados padrões tecnológicos e utilização eficiente dos recursos.