c98507ba3ff229c1d3787116fe6fcab1.jpg

Serviços de Formação, Comunicação e Cultura

Tel.:213 132 666

E-mail:atividades@sul.oep.pt

O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Mecânica, em parceria com o Conselho Regional Centro do mesmo Colégio, está a organizar uma visita técnica à Fábrica da Secil, em Pataias, Alcobaça para o próximo dia 23 de  novembro.

A unidade de produção de microalgas – Algafarm,resulta de um longo processo de investigação iniciado há quase uma década(2007). Atualmente produz microalgas para fins de I&D e também para finscomerciais,  desenvolvendo  tecnologias específicas para sua produçãoem grande escala e para o estudo do impacto das mesmas na utilização doCO2 que provém dos gases de combustão resultantes da produção de cimento.

Esta unidade de produção de microalgas opera em sistemas fechados, baseados não só no processo de fotossíntese mas também no desenvolvimento da fermentação destes microorganismos. Em fase de  desenvolvimento está um processo de produção que integra vários tipos de sistemas de produção, com vista à otimização da produção das microalgas a uma escala cada vez maior e da produtividade destes organismos no meio de cultura, potenciando a utilização do CO2 por parte das microalgas.
Para além da forte componente de investigação a nível da captura e utilização do CO2 (proveniente dos gases de combustão), o projeto inclui ainda a área dedicada à produção e comercialização das microalgas , utilizando CO2 "food grade " para os diferentes mercados que as aproveitam como ingrediente sustentável, natural e rico em diversos compostos bioquímicos (dependendo do tipo de microalga) – uma estratégia alinhada com as recomendações da União Europeia, que pretende alargar ao máximo o aproveitamento das microalgas, juntando à área energética as áreas da alimentação humana e animal.

Condições de participação e reembolso

As inscrições ficam registadas pela data e hora da inscrição efetuada online. Estarão abertas até 21 de novembro e só serão consideradas válidas após efetuado o respetivo pagamento. As inscrições não validadas através do pagamento serão substituídas por outras em lista de espera. Em caso de cancelamento da inscrição, só haverá lugar a reembolso se for comunicado à Região Sul até ao dia 21 de novembro de 2016. A realização do evento fica sujeita a um número mínimo de participantes, pelo que, se o número de inscrições recebidas até 21 de novembro não for suficiente, os inscritos serão reembolsados do montante pago pela inscrição.