foto_portal_13283418485b506aa9a1f41.jpg

28 de julho de 2018 | 11h00

Elvas

Delegação Distrital de Portalegre
(Horário de funcionamento: 2ª, 4ª e 6ª, das 17h00 às 20h00)
Av. Movimento das Forças Armadas, 8-A e 8-B
7300-148 Portalegre

E-mail: portalegre@sul.oep.pt
A Delegação Distrital de Portalegre promove, para o próximo dia 28 de julho, às 11h00, uma visita técnica ao Forte da Graça, em Elvas, assessorada pelo guia Jacinto César.

Trata-se de uma fortificação terrestre, construída na segunda metade do séc. XVIII, com projeto do engenheiro Schaumbourg-Lippe, mais conhecido por Conde de Lippe, e obras dirigidas por Étienne e depois por António de Valleré, que introduziu várias alterações significativas, constituindo o forte setecentista mais importante do país e com caraterísticas ímpares no mundo.

Construído no topo de um outeiro a norte da cidade de Elvas, o forte foi projetado com traçado abaluartado segundo a escola de fortificação francesa do primeiro método do Marquês de Vauban, com ângulos de flanco obtusos, linha de defesa rasante, sem flancos secundários para defender as faces dos baluartes, obras avançadas triangulares afastadas das cortinas, optando-se por revelins, e com traveses no caminho coberto.

Taxas de inscrição:
Membro: 25€
Acompanhante de Membro: 25€

Condições de participação e cancelamento:
Inscrições abertas até 26 de julho, em número limitado e registadas por ordem de chegada.
Os cancelamentos devem ser efetuados na sua área pessoal do Balcão Único/SIGOE, até ao dia 25 de julho.

Lotação:
30 lugares

Ponto de encontro:
Entrada do Forte da Graça

Ao inscrever-se neste evento está a autorizar a captação, tratamento e divulgação da imagem própria durante o mesmo, exclusivamente através dos canais de comunicação institucional da Ordem dos Engenheiros, nos termos definidos na Política de Privacidade desta Associação Profissional.