fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
c98507ba3ff229c1d3787116fe6fcab1.jpg
potencialturisticoriotejo_versaoestreita_1701867021578649ea38e2b.jpg

Visita Técnica ao Potencial Turístico do Rio Tejo

Valada do Ribatejo, concelho do Cartaxo

24 de setembro

Local

Valada do Ribatejo, concelho do Cartaxo

Informações

Delegação Distrital de Santarém
Av. Madre Andaluz, 7 - r/c Dt.
2000-210 Santarém

Tel: 243 321 500
E-mail: santarem@sul.ordemdosengenheiros.pt

A Delegação Distrital de Santarém promove, no próximo dia 24 de setembro, uma Visita Técnica que dará a conhecer o potencial turístico do Rio Tejo, possibilitando descobrir a Rota dos Avieiros, a comunidade envolvente, bem como as especificidades e curiosidades daquela zona do rio. Esta atividade aliará a vertente técnica a uma forte componente lúdica.

Com a chegada do século XX, Vieira de Leiria torna-se protagonista de uma das mais singulares migrações internas que Portugal conheceu — a dos "Avieiros". Durante décadas, esta gente dividiu a sua vida entre o Verão em Vieira e o Inverno no Tejo. Mas chegou o dia em que deixaram de regressar durante o Verão. E para sempre ficaram ligados à história do Tejo.

Palhota e Escaroupim são duas aldeias Avieiras, localizadas em margens opostas do Rio Tejo, que persistem e se adaptam aos caprichos da sociedade e da Natureza. Feitas em madeira, as casas dos avieiros da aldeia de Escaroupim tinham cortinas em vez de portas, e um dos aspetos característicos das mesmas é que os quartos das raparigas eram sempre pintados de cor-de-rosa e o dos rapazes de azul claro. Outro «ritual» da comunidade avieira era pintar o barco e a casa com as mesmas cores. Na outra margem do rio está a aldeia avieira da Palhota. Reza a história que Alves Redol, autor de "Avieiros", obra literária que imortalizou os «ciganos do rio», residiu na aldeia com cerca de 100 anos e que albergou uma vasta comunidade de pescadores.

 

Condições de participação e reembolso:

As inscrições ficam registadas pela data e hora da inscrição efetuada online. Estarão abertas até 20 de setembro de 2016 e só serão consideradas válidas após efetuado o respetivo pagamento. As inscrições não validadas através do pagamento serão substituídas por outras em lista de espera. Em caso de cancelamento da inscrição, só haverá lugar a reembolso se for comunicado à Região Sul até ao dia 19 de setembro de 2016.

 

 

Parceiros Institucionais