fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
c98507ba3ff229c1d3787116fe6fcab1.jpg
potencialturisticoriotejo_1367587165599aae0450190.jpg

Visita Técnica: Potencial Turístico do Rio Tejo

Valada do Ribatejo - Concelho do Cartaxo

16 de setembro de 2017

Local

Valada do Ribatejo - Concelho do Cartaxo

Informações

Ordem dos Engenheiros - Região Sul
Delegação Distrital de Santarém
Av. Madre Andaluz, 7 - R/C Dtº.
2000-210 Santarém
Tel.: 243 321 500
A Delegação Distrital de Santarém promove, no próximo dia 16 de setembro, uma Visita Técnica que dará a conhecer o potencial turístico do Rio Tejo, possibilitando aos participantes a descoberta da Rota dos Avieiros, a comunidade envolvente, bem como as especificidades e curiosidades daquela zona do rio. Esta atividade aliará a vertente técnica a uma forte componente lúdica. Terá como palestrante o  Prof. António Carmona Rodrigues.

Com a chegada do século XX, Vieira de Leiria torna-se protagonista de uma das mais singulares migrações internas que Portugal conheceu — a dos "Avieiros". Durante décadas, esta gente dividiu a sua vida entre o Verão em Vieira e o Inverno no Tejo. Mas chegou o dia em que deixaram de regressar durante o Verão. E para sempre ficaram ligados à história do Tejo.

Palhota e Escaroupim são duas aldeias Avieiras, localizadas em margens opostas do Rio Tejo, que persistem e se adaptam aos caprichos da sociedade e da Natureza. Feitas em madeira, as casas dos avieiros da aldeia de Escaroupim tinham cortinas em vez de portas, e um dos aspetos característicos das mesmas é que os quartos das raparigas eram sempre pintados de cor-de-rosa e o dos rapazes de azul claro. Outro «ritual» da comunidade avieira era pintar o barco e a casa com as mesmas cores. Na outra margem do rio está a aldeia avieira da Palhota. Reza a história que Alves Redol, autor de "Avieiros", obra literária que imortalizou os «ciganos do rio», residiu na aldeia com cerca de 100 anos e que albergou uma vasta comunidade de pescadores.



Condições de participação e reembolso:

As inscrições ficam registadas pela data da inscrição efetuada online. Estarão abertas até 13 de setembro de 2017 e só serão consideradas válidas após efetuado o respetivo pagamento. As inscrições não validadas através do pagamento serão substituídas por outras em lista de espera. Em caso de cancelamento da inscrição, só haverá lugar a reembolso se for comunicado à Região Sul até ao dia 11 de setembro de 2017.

É permitido inscrever apenas 1 acompanhante por cada membro.

Parceiros Institucionais