reg_sulimagemportal_fotogrametria_14011584494eaad2fe5ba40.jpg

Workshop: Fotogrametria e Varrimento por Laser - Métodos, Tecnologias e Aplicações

Auditório da Sede da Região Sul da Ordem dos Engenheiros

18 de Novembro 2011, 14h30

Auditório da Sede da Região Sul da Ordem dos Engenheiros

Ordem dos Engenheiros - Região Sul

Serviços de Formação, Comunicação e Cultura

E-mail: actividades@sul.ordemdosengenheiros.pt

Tel.: 213 132 666

Métodos para a extração automática de informação tridimensional a partir de imagens, conhecidos como "image matching", têm ganho uma grande relevância principalmente com o desenvolvimento das câmaras digitais e equipamento informático. Juntamente com a fotogrametria digital, o varrimento por laser, também conhecido por laser scanning, tem revolucionado a aquisição de informação 3D, não só a nível dos levantamentos topográficos, como em levantamentos arquitectónicos, forenses, no inventário florestal, na monitorização de deformação de estruturas, modelação 3D, e até mesmo como uma ferramenta de marketing, entre muitas outras aplicações.

Na área da Fotogrametria, serão abordados a modelação tridimensional e projectos de monitorização, ilustrando a flexibilidade e as suas vantagens perante determinadas condicionantes. As apresentações na área do varrimento por laser concentrar-se-ão nos princípios fundamentais para a aquisição de informação 3D, quer através de sistemas aerotransportados, quer por sistemas terrestres fixos ou móveis. Serão mostrados resultados de alguns trabalhos desenvolvidos em Portugal e apresentar-se-á algumas das inúmeras aplicações.

Condições de participação e cancelamento

As inscrições são em número limitado e serão registadas, por ordem de chegada, mediante preenchimento do respectivo formulário de inscrição on-line que se encontra disponível no Portal da Ordem dos Engenheiros.

Abertas até 17 de Novembro de 2011, as inscrições só serão consideradas válidas após efectuado o pagamento. As inscrições não validadas através do pagamento serão substituídas por outras em lista de espera.

Em caso de cancelamento da inscrição, não comunicado à Região Sul até ao dia 17 de Novembro de 2011, não haverá lugar ao reembolso do montante pago no acto de inscrição.