fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt |
c98507ba3ff229c1d3787116fe6fcab1.jpg
logo_pasc_17158528495127448fb0ea4.jpg

XIII Encontro Público PASC

“Um modelo de ensino profissional para Portugal”

Auditório da Ordem dos Engenheiros, Lisboa

7 de março de 2013

Local

Auditório da Ordem dos Engenheiros, Lisboa

Informações

Ordem dos Engenheiros
Secretariado dos Colégios

Av. António Augusto de Aguiar, 3D
1069-030 Lisboa
Tel.: 213 132 662 /3/4
E-mail: colegios@ordemdosengenheiros.pt


A PASC - Plataforma Ativa da Sociedade Civil, criada em 2010, congrega, numa plataforma informal, 30 Associações Cívicas e tem por missão dar expressão a questões de interesse nacional, com apelo à mobilização e consciencialização dos portugueses para uma cidadania ativa e responsável de natureza individual e coletiva.

No presente Encontro, reunindo-se especialistas em pedagogia e em ciência da educação e personalidades representativas de diversos setores económicos, pretende-se abordar alternativas de implementação de modelos de ensino profissional que se ajustem ao contexto nacional. Será possibilitado o debate sobre as virtudes e as debilidades das vertentes de ensino profissional que estão atualmente disponíveis, a atratividade e os fatores críticos de sucesso necessários para incrementar a sua eficácia e a consolidação dessa alternativa formativa num momento em que reconhece a necessidade de aumentar com alguma rapidez a taxa de cidadãos qualificados profissionalmente para suportar a necessária reindustrialização do País.

O ensino profissional tem especificidades que importa debater, como a maturidade para a decisão de opção, o balanço entre conteúdos programáticos de índole científica e os de natureza profissional, o grau de especialização do ensino e a formação de docentes, entre outras.

Como corolário, pretende-se analisar um modelo de ensino profissional, que possa constituir um projeto de referência, ancorado na área de Defesa e Segurança, aproveitando os antecedentes do ensino técnico-profissional do Instituto dos Pupilos do Exército, com formação em contexto de trabalho nas Indústrias de Defesa, nos polos tecnológicos das Forças Armadas e em diversas empresas tecnológicas. Este modelo de formação poderá constituir um fator de motivação dos alunos para eventual futuro ingresso nos quadros dessas estruturas do Estado e da Economia.


As inscrições são gratuitas mas obrigatórias.


 Programa do XIII Encontro Público PASC


Organização do Encontro:

Plataforma Ativa da Sociedade Civil (PASC) e Associação dos Pupilos do Exército (APE), com o apoio da Ordem dos Engenheiros.

Parceiros Institucionais