agenda_1122111860500d5bb6475c2.jpg

XIX Congresso Nacional da Ordem dos Engenheiros: “Sociedade, Território e Ambiente - A Intervenção do Engenheiro”

Centro Cultural de Belém (CCB), Lisboa

19 e 20 de outubro de 2012

Centro Cultural de Belém (CCB), Lisboa

Ordem dos Engenheiros
Avenida António Augusto de Aguiar,
n.º 3 D, 1069-030 Lisboa

Secretário de Congresso
Dr. João Gens
E-mail: xixcongresso@oep.pt
A Ordem dos Engenheiros organiza o seu XIX Congresso Nacional entre 19 e 20 de outubro de 2012, no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa.

Dedicado ao tema central "Sociedade, Território e Ambiente - A Intervenção do Engenheiro", o Congresso da Ordem será composto por conferências convidadas proferidas por personalidades de destaque no panorama nacional e internacional, por Sessões de Especialidade a cargo dos diferentes Colégios Nacionais e por Sessões Plenárias de índole profissional reservadas à discussão dos Atos de Engenharia e do novo Regulamento de Admissão e Qualificação da Ordem, após um ano de entrada em vigor.

Neste XIX Congresso, para além da reflexão sobre os aspetos específicos da profissão e a solidez da formação, será dado enfoque à necessidade do recurso à Engenharia e à participação ativa dos seus profissionais nas problemáticas que emergem no País, porquanto são detentores de conhecimento científico e tecnológico indispensável na identificação de soluções. Num contexto de crise, reforça-se a necessidade de critérios exigentes na aplicação dos recursos nacionais e na definição das políticas públicas, só possíveis com a intervenção de profissionais bem preparados e atualizados.

A Sessão de Encerramento será presidida pela Ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, Professora Doutora Assunção Cristas.

O Congresso de 2012 encerra o ciclo de comemorações do 75.º aniversário da Ordem dos Engenheiros, iniciadas em novembro de 2011, no Dia Nacional do Engenheiro.