xviieneg_1_1030144844ea1877bb8d93.jpg

Esri Portugal
Intergraph
 Topcon

O XVII Encontro Nacional de Engenharia Geográfica (XVII ENEG) da Ordem dos Engenheiros (OE) realiza-se na Sede da OE em Lisboa, no dia 19 de Novembro de 2011.

O objectivo deste Encontro é debater temas de interesse para a actividade profissional dos Engenheiros Geógrafos e fazer um balanço da actividade do Colégio Nacional de Engenharia Geográfica (CNEG) e dos Conselhos Regionais durante o ano de 2011.

Durante a manhã terão lugar intervenções do Presidente da Região Sul da Ordem dos Engenheiros, do Bastonário Eng. Carlos Matias Ramos e do Secretário de Estado do Ambiente e do Ordenamento do Território, Dr. Pedro Afonso de Paulo, que falará sobre a missão e atribuições da nova Direcção Geral do Território. Para além de uma intervenção introdutória da Presidente do Colégio Nacional de Engenharia Geográfica onde será feita uma reflexão sobre as políticas Geodésicas, Cartográficas e Cadastrais recentes, intervirão ainda os representantes da especialidade de Engenharia Geográfica no Conselho de Admissão e Qualificação da OE, sobre a admissão ao CNEG, que desde 1 de Setembro de 2011 se rege por um novo regulamento, que contempla a admissão de engenheiros com as formações de 1.º ciclo e 2.º ciclo de Bolonha.

Face ao referido têm que ser estabelecidos os novos critérios de admissão, os perfis de formação a que deve corresponder a atribuição da cédula profissional de Engenheiro Geógrafo e quais os membros que devem exercer actividade profissional plena ou limitada.

Decorrerão também intervenções dos Coordenadores dos Conselhos Regionais do Colégio de Engenharia Geográfica, que são as estruturas da OE com mais proximidade aos membros, que irão apresentar o trabalho realizado e os projectos futuros para a especialidade, nas respectivas Regiões, assim como o relato da participação da Eng. Maria João Henriques na Working Week da FIG e a apresentação do estágio profissional que obteve o Prémio de Melhor Estágio de 2011.

Na assembleia magna que decorre de tarde será realizado um debate dos aspectos suscitados pelas apresentações da manhã, nomeadamente sobre as políticas nacionais nos domínios da Geodesia, Cartografia e Cadastro, de modo a definir estratégias sobre a intervenção que o CNEG deve ter no futuro e mandatar o Colégio para acções futuras na prossecução do interesse público.

A participação no Encontro deve ser formalizada até ao próximo dia 16 de Novembro de 2011 (quarta-feira).

Hotéis
Para os eventuais interessados sugerem-se dois hotéis situados nas proximidades da OE:

Hotel HF Fénix Urban ****
Avenida Antonio Augusto de Aguiar, 14