xviii_geografica2012_234907406506c741c215b6.jpg

Av. António Augusto de Aguiar, 3D,
T 213 132 662/3/4
E-mail: colegios@oep.pt

O XVIII Encontro Nacional de Engenharia Geográfica (XVIII ENEG) da Ordem dos Engenheiros (OE) realiza-se na Sede da Região Norte da Ordem dos Engenheiros, no Porto, no dia 17 de novembro de 2012.

O objetivo deste encontro é debater temas de interesse para a atividade profissional dos Engenheiros Geógrafos e fazer um balanço da atividade do Colégio Nacional de Engenharia Geográfica (CNEG) e dos Conselhos Regionais durante o ano de 2012.

Este ano foi decidido introduzir uma novidade no programa do Encontro, um almoço convívio com direito a programa social. Assim, durante a manhã terão lugar intervenções do Presidente da Região Norte da Ordem dos Engenheiros e do Bastonário, Eng. Carlos Matias Ramos. Para além de uma intervenção introdutória da Presidente do Colégio Nacional de Engenharia Geográfica com o resumo das atividades desenvolvidas ao longo do ano, intervirá ainda o mais recente membro Conselheiro do Colégio de Geográfica, Eng. João Casaca, que fará um apontamento histórico sobre o exercício da profissão de Engenheiro Geógrafo.

Decorrerão também intervenções dos Coordenadores dos Conselhos Regionais de Engenharia Geográfica, que irão apresentar o trabalho realizado e os projetos futuros para a especialidade, nas respetivas Regiões.

Na assembleia magna que decorrerá no final da manhã, será feita uma intervenção dos representantes da especialidade de Engenharia Geográfica no Conselho de Admissão e Qualificação da OE, sobre a alteração aos critérios de admissão do Regulamento de Admissão e Qualificação (RAQ) para a Engenharia Geográfica provenientes das Universidades de Coimbra e Porto, bem como do RAQ em geral. A mesma será seguida de uma apresentação da atividade da FIG, cuja representação nacional é assegurada pela OE bem como da apresentação do estágio profissional distinguido com o Prémio de Melhor Estágio, seguido de debate. Para além dos temas apresentados estarão sujeitos a debate outros temas, tais como, Regulamentação da Profissão de Engenharia Geográfica (quais os perfis de formação a que deve corresponder a atribuição da cédula profissional de Engenheiro Geógrafo e quais os que devem exercer atividade profissional plena e limitada), eleições para um novo mandato da OE em 2013, entre outros.

Pretende-se definir estratégias sobre a intervenção que o CNEG deve ter no futuro, na prossecução do interesse público.

A participação no Encontro deve ser formalizada até ao próximo dia 13 de Novembro de 2012 (terça-feira).