Documento apoiado pela Ordem dos Engenheiros, Academia das Ciências e Academia de Engenharia

05 de Julho de 2013 |

Um grupo de membros da Ordem dos Engenheiros, Academia das Ciências e Academia de Engenharia juntaram-se no sentido de transmitir à Sociedade e aos órgãos oficiais a sua preocupação e consternação perante as políticas desvalorizadoras do capital humano que estão a ser seguidas em Portugal.

Da iniciativa resultou um manifesto  através do qual os signatários demonstram estar "cientes da situação difícil e complexa em que Portugal se encontra. A uma profunda crise económica que provoca um desemprego desvastador junta-se uma quebra de referências e de valores sociais", refere o documento.

Na qualidade de membros de Academias que agregam um escol de elevadas competências, reconhecido pela sociedade portuguesa, os signatários manifestam a sua total disponibilidade para contribuir, activamente, na procura de soluções para o país que sejam mais eficazes e socialmente justas e equilibradas.

"No entanto, não podem deixar de manifestar publicamente a sua profunda preocupação pelas consequências sociais e económicas de algumas das medidas de austeridade", salientando especialmente as que atingem os profissionais, ou quadros, mais qualificados. "Estas medidas, cuja indispensabilidade e eficácia são problemáticas, configuram uma desvalorização da diferenciação de competências e experiências e uma ameaça à confiança dos cidadãos no valor do mérito e à consolidação, em Portugal, de uma sociedade do conhecimento, condição indispensável para uma economia do futuro", pode ler-se no documento.

Consulte a versão integral do Manifesto "Académicos Portugueses Alertam contra Políticas Desvalorizadoras do Capital Humano de Mérito".