Gerações de Engenheiros Navais reunem-se na OE

13 de Dezembro de 2012 | Geral, Engenharia Naval

Promovido pelo Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Naval, o Jantar Intergeracional desta especialidade decorreu no passado dia 11 de dezembro, no Restaurante da Região Sul da Ordem dos Engenheiros, e reuniu Engenheiros Navais e estudantes de Engenharia Naval, num total de 37 participantes.

Durante o jantar foi notório o entusiasmo dos participantes com esta iniciativa, que propiciou a troca de experiências entre estudantes de engenharia naval e engenheiros navais, pertencentes a diversas gerações e profissionalmente enquadrados em várias áreas. Com o intuito de partilhar com os presentes a perspetiva das várias gerações presentes, logo após o café, a palavra foi do Eng. Óscar Filgueiras Mota, que abordou a atratividade e o enquadramento da Engenharia Naval. Esta apresentação foi complementada com as intervenções de vários dos presentes, que contribuíram com as suas experiências profissionais para enriquecer este ponto de situação do state-of-the-art da Engenharia Naval em Portugal. Um dos temas centrais do debate, prendeu-se com a "existência ou não de massa crítica de Engenheiros Navais para enfrentar os desafios atuais e futuros”.

Da discussão entre os participantes ficou patente que Portugal só voltará a ser uma nação marítima, se tiver navios e diversas tipologias de embarcações. Para que algumas dessas construções sejam projetadas, construídas ou simplesmente incorporem produtos e serviços nacionais, urge o surgimento de polos aglutinadores da indústria naval. Houve ainda tempo de reunir algumas sugestões dos presentes relativamente a possibilidades de atuação e dinamização da Engenharia Naval portuguesa, como é caso da criação de uma base de dados de software a organização de atividades de convívio mais frequentes.

Em suma, para os profissionais do setor a aplicação da fórmula dos 4C´s – camaradagem, cooperação, competência e concretização -, poderá ser determinante no sustentáculo de múltiplos projetos cruciais para a nossa economia e para recentrar o mar como desígnio do Pais.