Terceira Sessão de apresentação da Dieta Mediterrânica na OE

Mel, lacticínios e carne foram os protagonistas da sessão

23 de Abril de 2014 |

O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Agronómica promoveu, no passado dia 9 de abril, mais um encontro de fim de dia, intitulado "A Dieta Mediterrânica: Património Cultural III”. Estes encontros enquadraram-se na candidatura portuguesa e reconhecimento da Dieta Mediterrânica como Património Cultural Imaterial da Humanidade, que foi concedido pela UNESCO no passado dia 4 de dezembro de 2013.

Cerca de 60 participantes assistiram, no Auditório da Região Sul da OE em Lisboa, a apresentações feitas por investigadores do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, que incluíram "O valor do mel na dieta mediterrânica", "Os produtos lácteos no contexto da dieta mediterrânica" e "Benefícios do consumo da carne e produtos cárneos na qualidade nutracêutica da dieta mediterrânica". Estas três apresentações culminaram com a intervenção do Engº Vitor Barros, que foi o coordenador da candidatura nacional, sobre "Aposta numa agricultura sustentável ao serviço de uma alimentação saudável”.

A Escola Superior de Hotelaria do Estoril associou-se também a este evento, através dos seus alunos de Mestrado em Inovação Culinária, que prepararam diversos pratos à base de queijo e mel, tendo os participantes tido oportunidade de os degustar assim como diferentes tipos de mel oferecidos pela Federação Nacional dos Apicultores de Portugal (FNAP).