Entrevista do Bastonário Carlos Mineiro Aires ao Jornal Económico e ao Económico TV

31 de Agosto de 2018 | Geral

Bastonário aborda questões como os desafios da Ordem, empregabilidade e salários dos engenheiros, falta de quadros técnicos no Estado e sua paulatina substituição por outros profissionais com formação desajustada, aeroporto de Lisboa, reabilitação urbana e risco sísmico, manutenção e conservação de infraestruturas, transparência e acesso público a ações de inspeção e monitorização.
Alvo de reflexão foi, ainda, o setor da água, que Carlos Mineiro Aires considera estar muito desenvolvido, mas com problemas ainda por resolver, como o investimento na renovação da rede de abastecimento.

"Nós somos herdeiros de um período muito mau para a engenharia."

"A engenharia portuguesa tem hoje um lugar no mundo que é irreversível."

"Continuamos, no entanto, com um problema em Portugal: a empregabilidade está a subir, mas sem correspondência no aumento dos salários. É ultrajante termos sites oficiais onde são publicados empregos na casa dos 500 e 600 euros e que exigem experiência profissional a estes engenheiros."

Aceda à entrevista completa em versão impressa (aqui e aqui) e na versão aúdio.