18 de abril – Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

18 de Abril de 2018 | Geral

"Património Cultural: de geração em geração” é o tema adotado para o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios de 2018.

Esta data foi instituída pelo Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS) a 18 de abril de 1982 como forma de incentivo à promoção dos monumentos e sítios históricos e de valorização do património, ao mesmo tempo que tenta alertar para a necessidade da sua conservação e proteção.

Enquadradas no Ano Europeu do Património Cultural, estas comemorações constituem uma oportunidade para conhecer a herança de um país secular como Portugal. Por todo o País, monumentos, museus e palácios juntam-se às comemorações e têm várias atividades planeadas. Não faltam, à semelhança de anos anteriores, caminhadas, exposições, visitas guiadas ou atividades lúdicas.

A Ordem dos Engenheiros associa-se ao espírito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, reforçando a necessidade de manutenção e preservação do património nacional.