fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

22 de abril - Dia da Terra

22 de Abril de 2019 | Geral



"Gostemos ou não, por enquanto, a Terra é o único lugar onde podemos viver”
Carl Sagan


No dia 22 de abril de 1970, foi criado, pelo senador norte-americano Gaylord Nelson o Dia da Terra. Foi reconhecido pela ONU em 2009 que instituiu o referido dia como o Dia Internacional da Terra.

O objetivo principal deste dia é consciencializar todos os povos sobre a importância e a necessidade de conservar os recursos naturais do Planeta e defender a harmonia entre todos os seres vivos. Só assim será possível assegurar às gerações presentes e futuras qualidade de vida ambiental, social, económica, cultural, estética.

Investigadores e especialistas alertam para o perigo e consequências do aquecimento global da Terra, nomeadamente o aumento da temperatura global do Planeta, a extinção de espécies animais, o aumento do nível dos oceanos, a escassez de água potável, um maior número de catástrofes naturais, como tempestades, secas e ondas de calor.


O nosso Planeta Terra

A Terra é o terceiro planeta do Sistema Solar, tendo a Lua como único satélite natural.

A Terra tem 510,3 milhões de km2 de área total, sendo que aproximadamente 97% é composto por água (1,59 bilhões de km3). A quantidade de água salgada é 30 vezes a de água doce, e 50% da água doce do Planeta está situada no subsolo.

A atmosfera terrestre chega aos 1.000 km de altura, sendo composta por nitrogénio, oxigénio, argónio e outros gases.

O relevo da Terra é influenciado pela ação de vários agentes (vulcanismo), abalos sísmicos, ventos, chuvas, marés, ação do homem) que são responsáveis pela sua formação, desgaste e modelagem.

O ponto mais alto da Terra é o Monte Evereste, no Nepal.

A reconstituição da vida na Terra foi conseguida através de fósseis, os mais antigos que conhecemos datam de 3,5 bilhões de anos.

A população humana atual da Terra é de aproximadamente 7,2 mil milhões de pessoas e a expectativa média de vida é de 65 anos.

Parceiros Institucionais