fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

28 de fevereiro de 1969 – último grande sismo em Portugal

28 de Fevereiro de 2019 | Geral, Engenharia Civil



Desde o terramoto que destruiu Lisboa em 1755 que em toda a Europa não se sentia um abalo tão forte. Com uma magnitude de 7.9 na escala de richter, o sismo de 28 de fevereiro de 1969 atingiu Portugal de sul a norte, tendo até provocado um pequeno tsunami, registado ao longo das costas portuguesas, espanholas e marroquinas.

O impacto foi maior no Algarve, já que o epicentro se registou a 80 quilómetros a sudoeste de Sagres, mas muitas foram as cidades que acordaram durante a madrugada, pelas 3h40, com a terra a tremer.

Ao primeiro abalo seguiram-se várias réplicas, sendo que a maior se fez sentir em Lisboa, na mesma noite, às 5h28. Entre 28 de fevereiro e 24 de março a estação sísmica da Serra do Pilar, no Porto, registou 47 réplicas.

Passados 50 anos, a data é evocada com cerimónias em todo o País. O Presidente da República participará numa sessão que tem lugar na Fortaleza de Sagres, e cujo tema é "O Risco Sísmico” em Portugal, tema muito caro à Ordem dos Engenheiros (OE) e que tem merecido inúmeras intervenções desta Associação Profissional. 
O Eng. Eduardo Cansado Carvalho, Coordenador da Especialização em Estruturas da OE, estará presente na Sessão em representação do Bastonário Carlos Mineiro Aires.


Parceiros Institucionais