30 anos da Adesão de Portugal à CEE

Transmissão em direto

24 de Outubro de 2016 | Geral

Transmissão em direto »»»

No âmbito das comemorações dos 30 anos da adesão de Portugal à CEE – Comunidade Económica Europeia, a Ordem dos Engenheiros entende relevar este acontecimento, sobretudo no que tal significou para a Engenharia, através da promoção de um Colóquio no dia 25 de outubro, que terá lugar na sua Sede Nacional, em Lisboa.

Foi a 1 de janeiro de 1986 que o País integrou um dos mais promissores blocos económicos e políticos mundiais, constituindo-se como o 11.º país, a par com Espanha, a aderir à CEE, união que teve origem na intenção de fomentar o progresso económico, a liberdade e uma paz duradoura entre os estados vizinhos da Europa.

A CEE teve início em 1950 na Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA) com seis países fundadores: Alemanha, Bélgica, Itália, França, Luxemburgo e os Países Baixos, que deram os primeiros passos para a união dos países da Europa.

Na Sessão organizada pela Ordem dos Engenheiros serão objeto de análise as concretizações do País em áreas que se revelaram fundamentais para Portugal, e nas quais a presença dos Engenheiros e da Engenharia foi crucial: Infraestruturas (ambiente, rodoviárias e de telecomunicações), Indústria e Energia, Agricultura e Ciência e Tecnologia, nomeadamente ao nível das Infraestruturas Tecnológicas e da Educação.

A Ordem dos Engenheiros confiou o enquadramento da temática central da Sessão ao Eng. Luís Valente de Oliveira, Ministro do Planeamento e da Administração do Território entre 1985 e 1995, e o tratamento dos temas setoriais a personalidades de referência da vida económica, política e social portuguesa: Eng. João Cravinho, Eng. Luís Mira Amaral, Dr. Arlindo Cunha e Eng. Eduardo Marçal Grilo.

Consultar Agenda »»»