40 Anos das Primeiras Eleições Presidenciais em Democracia

28 de Junho de 2016 | Geral

O Presidente da República condecorou o General Ramalho Eanes com o Grande-Colar da Ordem do Infante D. Henrique, no dia em que foram assinalados os 40 Anos das Primeiras Eleições Presidenciais em Democracia.

A Cerimónia decorreu na Fundação Calouste Gulbenkian, no dia 27 de junho de 2016, e contou com as intervenções do Presidente da Fundação, Dr. Artur Santos Silva, do Prof. Doutor Manuel Braga da Cruz, cuja intervenção versou o ato eleitoral de há quatro décadas, e do homenageado, o General Ramalho Eanes. O Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Eng. Carlos Mineiro Aires, testemunhou a cerimónia.

Após a sua intervenção, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa agraciou o General Ramalho Eanes, primeiro Chefe de Estado democraticamente eleito, por sufrágio direto e universal, com o Grande-Colar da Ordem do Infante D. Henrique. O Grande-Colar é o mais alto grau da Ordem e é concedido a antigos Chefes de Estado e a pessoas cujos feitos, de natureza extraordinária e especial relevância para Portugal, os tornem merecedores dessa distinção.

Esta Cerimónia encerrou um conjunto de iniciativas promovidas pela Presidência da República para assinalar esta efeméride e que levaram o General Ramalho Eanes e o atual presidente da República a Évora e Castelo Branco, para encontros com jovens, onde se debateram a Liberdade e a Democracia, numa perspetiva de futuro.

No final da Cerimónia foi inaugurada a exposição "40 Anos Eleições Presidenciais – Um Presidente para todos os Portugueses”, que ficará patente ao público até 27 de julho, no piso 0 da Fundação Calouste Gulbenkian, com entrada gratuita.

Sobre a Exposição "40 Anos Eleições Presidenciais – Um Presidente para todos os Portugueses”
Recorrendo a equipamentos multimédia e audiovisuais e a uma forte componente gráfica, a exposição percorre os principais momentos políticos que antecederam o ato eleitoral, a intensa, mas conturbada campanha e o dia das eleições, com especial enfoque na noite eleitoral.
Centenas de fotografias e muitas horas de registos fílmicos dos arquivos da RTP complementam as muitas páginas da imprensa escrita que, durante aqueles dias, registaram um dos mais intensos e decisivos momentos da História recente de Portugal. Cartazes, autocolantes, discos, murais e diferentes objetos remetem-nos para uma das mais participadas campanhas eleitorais da nossa democracia.