fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

5 de junho – Dia Mundial do Ambiente

“Pensar.Comer.Conservar”

05 de Junho de 2013 | Engenharia do Ambiente


Por todo o mundo acontecem hoje manifestações de apoio e de celebração do ambiente e dos recursos naturais.

"Pensar.Comer.Conservar" é o repto lançado pela Organização das Nações Unidas para a comemoração do Dia Mundial do Ambiente 2013, conduzindo a uma maior reflexão por parte de todos nós, responsáveis políticos e cidadãos comuns, sobre as questões relacionadas com o desperdício da comida.

É necessário avaliar os 1,3 biliões de toneladas de alimentos desperdiçados anualmente, que equivalem à mesma quantidade produzida em toda a África subsariana.

O Dia Mundial do Ambiente é celebrado todos os anos a 5 de junho, resultando de uma resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas (resolução XXVII) de 15 de dezembro de 1972, com a qual foi aberta a Conferência de Estocolmo, na Suécia, cujo tema central foi o Ambiente Humano.

Todos os anos, as Nações Unidas apresentam um tema, que serve de ponto de partida para o desenvolvimento de ações de celebração do Dia Mundial do Ambiente.
Os eventos visam apresentar novas formas e métodos de preservar o futuro da humanidade, seja através de ações individuais do cidadão ou coletivas.
O Dia Mundial do Meio Ambiente catalisa, assim, a atenção e ação política de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental.

Os principais objetivos das comemorações são:
1. Mostrar o lado humano das questões ambientais;
2. Capacitar as pessoas para se tornarem agentes ativos do desenvolvimento sustentável;
3. Promover a compreensão de que é fundamental que comunidades e indivíduos mudem atitudes em relação ao uso dos recursos e das questões ambientais;
4. Advogar parcerias para garantir que todas as nações e povos desfrutem de um futuro mais seguro e mais próspero.

A Ordem dos Engenheiros, enquanto Associação de Profissionais altamente qualificados nas diversas Especialidades de Engenharia, associa-se, através do seu Colégio Nacional de Engenharia do Ambiente, às celebrações do Dia Mundial do Ambiente, e congratula-se com esta iniciativa por parte das Nações Unidas.

Filme de Engenharia do Ambiente »»»

Parceiros Institucionais