fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

A Iluminação Pública em debate na Região Sul

06 de Janeiro de 2017 | Engenharia Eletrotécnica


O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Eletrotécnica em parceria com a EDP Distribuição, promoveu no dia 5 de dezembro no auditório da Sede da Região Sul, uma Sessão-Debate sobre a temática titulada, na qual se contou com a presença de cerca de 80 participantes.

A exposição esteve a cargo de vários elementos da EDP Distribuição e no debate final contou com a colaboração da Especialidade de Luminotecnia através do seu coordenador, colega Vitor Vajão.

Essencialmente a EDP Distribuição apresentou o caminho que tem vindo a desenvolver na rede de Iluminação Pública que integram as concessões municipais de distribuição de energia elétrica, competindo à EDP DISTRIBUIÇÃO, na qualidade de concessionária, o estabelecimento e conservação das aludidas redes. A Iluminação Pública está associada à inovação tecnológica da eletrificação nacional, uma vez que foi sempre acompanhando a eletrificação em superfície, valorizando as cidades, os seus espaços e o seu património cultural e arquitetónico, assim como um fator de desenvolvimento social, de conforto e de segurança para os cidadãos. Neste caminho, a EDP Distribuição promove diariamente ações relacionadas com esta temática, sendo que atualmente se destacam:
A revisão do Anexo I do Contrato de Concessão com a ANMP;
A revisão completa das especificações e guias técnicos relacionados com a temática da IP;
A revisão do Guia de Iluminação Pública da EDP Distribuição;
O lançamento dos concursos de luminárias LED;
O lançamento de iniciativas como a telecontagem PTD + IP, a instalação de EDP Box IP, a solução Smart-IP e a APP EDPDistribuição.

Foi com este enquadramento que os critérios de aplicação do Novo Anexo 1 e o Novo Guia de Iluminação Pública, aquele reportando-se às condições de elaboração dos contratos com os Municípios tendo em perspetiva a substituição de luminárias convencionais de vapor de mercúrio e de sódio de alta pressão pelas novas versões com leds, enquanto o guia aborda conceitos luminotécnicos e apresenta parâmetros para classificação dos vários tipos de vias com vista a definir as necessidades de iluminação, em termos de quantidade de luz e de uniformidades. Por fim a EDP Distribuição apresentou as iniciativas que está a desenvolver para o futuro da Iluminação Pública, como é o caso do sistema Smart-IP e a APP EDP Distribuição, que vão permitir uma maior participação dos Municípios e Cidadãos na gestão desta rede. 

O debate final foi bastante participativo, tendo permitido debater, de uma forma construtiva, os desafios que atualmente a introdução de novas tecnologias na rede ainda acarretam, nomeadamente a fiabilidade dos equipamentos; temperatura de cor (a EDP Distribuição assume hoje temperaturas de cor entre os 3000 e os 4500 k, sendo que já começam a existir recomendações internacionais para adotar temperaturas de cor mais baixas); perturbações elétricas, como a geração de harmónicas indesejáveis, etc.. A todas as situações colocadas, a EDP Distribuição mostrou estar com uma atitude proativa, estando atenta e a acompanhar todas as evoluções, promovendo a revisão das suas especificações sempre que se justificar.

Em relação aos contratos com os Municípios, foram levantadas questões como: os Municípios não serem auscultados na escolha dos equipamentos que a EDP Distribuição considera como de uso corrente; serem iluminadas ruas com diferentes modelos de luminárias (às vezes cinco ou mais); não haver um cronograma para substituição dos equipamentos antigos. Relativamente a estes pontos a EDP Distribuição considera um grande desafio a resposta a estas questões  por esta estar  abrangida pelas regras de contratação pública. 
Foi, ainda, discutido o enquadramento do novo Manual da EDP Distribuição, tendo sido clarificado que se trata de um contributo da EDP Distribuição para esta temática realçando a revisão do Anexo I, as tramitações processuais, tendo ainda em consideração o contrato tipo de concessão da distribuição de energia elétrica em baixa tensão.

O tempo de debate alargou-se muito para além do previsto, tendo ficado a sensação de que muito mais haveria a analisar.

Daí, ser assumido pela Especialidade de Luminotecnia a intenção de continuar a desenvolver ações para discussão destas temáticas que são tão atuais e evoluem cada vez mais rapidamente, tendo a EDP Distribuição se prontificado para fazer parte ativa desta discussão.




Parceiros Institucionais