A Integração de Energias Renováveis nos Edifícios

Sessão Técnica

23 de Março de 2015 | Especializações

A Comissão Executiva da Especialização em Engenharia de Climatização e a ASHRAE Portugal Chapter vão promover, em conjunto, uma Sessão Técnica subordinada ao tema "A Integração de Energias Renováveis nos Edifícios", que terá como orador convidado Sheila J. Hayter, P.E., LEED AP e Distinguished Lecture da ASHRAE e investigadora do Centro de Aplicações Integradas do NREL – Laboratório de Energia Renovável do Departamento de Energia (DOE) do Governo dos EUA.

As energias renováveis estão na ordem do dia e são reconhecidas como uma das mais importantes estratégias para a designada descarbonização da economia. Todos os países estão a desenvolver planos e metas concretas com esse objetivo e a Diretiva Europeia do Desempenho Energético dos Edifícios (EPBD) obriga os Estados Membros da União Europeia a que todos os novos edifícios tenham necessidades quase nulas de energia a partir de 2018-2020, o que obrigará ao recurso cada vez maior de sistemas de energias renováveis nos edifícios. A introdução de renováveis na reabilitação dos edifícios é também uma meta que vai ser cada vez mais comum.

Os problemas da energia deixaram de ser de âmbito nacional ou regional e passaram a ser encarados de uma forma global. Com políticas adequadas poderemos reduzir a nossa dependência energética e ao mesmo tempo reduzir custos operacionais para os cidadãos ou para empresas e, simultaneamente, desenvolver oportunidades de alta tecnologia e de elevado valor acrescentado.

O conhecimento do que se vai investigando neste domínio em países com tecnologias de ponta e o conhecimento das soluções aí aplicadas permitirão, sem dúvida, uma reflexão proveitosa para o setor da climatização a nível nacional.

Consultar Agenda »»»»