fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

António Adão da Fonseca distinguido com Prémio Mundial de Engenharia Civil

24 de Setembro de 2018 | Geral, Engenharia Civil


O Excellence Award for Civil Engineering do Conselho Mundial dos Engenheiros Civis (WCCE – World Council of Civil Engineers), denominado de "Jose Medem Civil Engineering Excellence Award”, foi atribuído este ano ao Eng. António Adão da Fonseca durante a 13.ª Assembleia Geral do WCCE, em reconhecimento pela relevância dos seus projetos para o bem-estar social e pela sua carreira de engenheiro civil em benefício da Sociedade. 

A candidatura de António Adão da Fonseca, apresentada pela Ordem dos Engenheiros de Portugal, e a consequente atribuição representam, para o premiado, "o reconhecimento geral dos engenheiros e da Engenharia portuguesa”.

O galardão será entregue na 14.ª Assembleia Geral que terá lugar em Lisboa, em setembro de 2019.


António Adão da Fonseca
Adão da Fonseca Adão é um dos mais reconhecidos engenheiros civis portugueses, especialista em estruturas pela Ordem dos Engenheiros, tendo liderado projetos como a Ponte Infante Dom Henrique no Porto, a Ponte Pedro e Inês em Coimbra e o Pavilhão do Conhecimento em Lisboa, entre muitos outros.
António Adão da Fonseca frequentou o Colégio Militar (1957-64), vindo a licenciar-se em Engenharia Civil na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto em 1971. Fez o seu doutoramento em Engenharia de Estruturas no Imperial College of Science and Technology, na Universidade de Londres em 1980.
Foi Presidente do Conselho Nacional do Colégio de Engenharia Civil da Ordem dos Engenheiros no triénio 1995-1998. Foi Presidente do ECCE – European Council of Civil Engineers no quadriénio 1998-2002 e membro do Conselho Consultivo do Instituto Português do Património Arquitectónico em 2004 e 2005.
Foi Professor Catedrático na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e responsável pela Secção de Estruturas.
Foi, ainda, Presidente e Diretor Técnico da "AFA - Adão da Fonseca e Associados – Consultores de Engenharia, SA – Portugal” de 1985 a 2005 e projetista de pontes e estruturas especiais na "Adão da Fonseca – Engenheiros Consultores, Lda. Portugal”, desde 2006.
É Diretor Técnico da "ADEAM – Engenharia e Consultoria, Ltda. – Brasil”, desde 2012.

Parceiros Institucionais