Aproveitamento Hidroelétrico do Baixo Sabor vence Prémio Secil de Engenharia Civil

22 de Junho de 2017 | Geral, Engenharia Civil

O Prémio Secil de Engenharia Civil 2014 foi atribuído pela Secil e pela Ordem dos Engenheiros ao Aproveitamento Hidroelétrico do Baixo Sabor. A cerimónia de entrega deste importante Prémio decorreu na noite de 21 de junho de 2017 na Estufa Fria, em Lisboa, tendo contado com a participação do Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Eng. Carlos Mineiro Aires.

O projeto do Aproveitamento Hidroelétrico do Baixo Sabor foi desenvolvido por uma equipa multidisciplinar de Engenharia da EDP Produção, coordenada pelo Eng. Domingos Silva Matos. Este projeto foi distinguido por unanimidade pelo Júri do Prémio Secil, presidido pelo Eng. António Campos Matos.

O galardão, reconhecido como o prémio referência de Engenharia Civil em Portugal, distingue, de quatro em quatro, o mais significativo projeto na área.
O dono da obra é a EDP Produção, a construção esteve a cargo do Baixo Sabor ACE, constituído pelas empresas Odbrecht – Bento Pedroso Construções, S.A. e Lena Construções, S.A., e a fiscalização da obra foi assegurada pela Consulgal – Consultores de Engenharia, SA.

Na mesma cerimónia foram, ainda, entregues os Prémios Secil Universidades Engenharia Civil de 2013 e 2014, tendo sido conferidos aos seguintes trabalhos:

2013
  • Vigas de betão armado reforçadas à flexão com laminados de fibras de carbono (CFRP) instalados em rasgos ou colados à superfície. Estudo do efeito da colagem parcial, cuja autoria pertence a Taciano Alberto da Silva Correia, estudante do IST;
  • Estudo de uma ponte com pré-esforço extradorsal - via férrea de alta velocidade, desenvolvido por André Filipe de Sousa Bento Guedes Quinhones e João Manuel Alves Serra, igualmente do IST;
  • Conceção e projeto de uma ponte pedonal sobre a Via de Cintura Interna, da responsabilidade de Maria Mafalda Costa Gomes Eugénio Cardoso, aluna da FEUP.

2014
  • Caracterização Experimental do Comportamento Dinâmico de Pontes e Ajuste de Modelos Numéricos, desenvolvido por Francisco Carvalho Neto de Queirós Pimenta, da FEUP;
  • Tabuleiros de Pontes híbridas aço/betão – Modelos de dimensionamento para as regiões de ligação, da responsabilidade de Pedro Miguel Marques Esteves, do IST;
  • Análise Dinâmica de Pontes em Vias Férreas de Alta Velocidade – Modelos de peça linear considerando o efeito do empenamento das secções transversais, da autoria de João Manuel Alves Serra, igualmente do IST.