Associações de Engenheiros Civis dos Países de Língua Portuguesa e Castelhana aprovam Declaração de Braga

27 de Março de 2013 | Geral

A Ordem dos Engenheiros organizou, em Braga, a 13 e 14 de março, o 4.º Encontro do Conselho das Associações de Engenheiros Civis dos Países de Língua Portuguesa e Castelhana.

Na reunião, que contou com a participação de 17 delegações de Associações Profissionais representativas da Engenharia Civil provenientes de 13 países, foram admitidos como novos membros do Conselho a Sociedad Colombiana de Ingenieros, a Sociedad Panameña de Ingenieros e Arquitectos, a Federación de Colegios de Ingenieros Civiles de la República Mexicana, o Colegio de Ingenieros del Peru e o Colegio de Ingenieros de Venezuela.

Para além da discussão e consequente aprovação dos Estatutos do Conselho, foi aprovada a Declaração de Braga, que reforça o compromisso das Associações signatárias no desenvolvimento de iniciativas com vista à observação da ética e deontologia profissional por parte dos seus membros, assim como o aprofundamento de relações com os universos académicos, científicos e empresariais, com vista ao estabelecimento de sinergias com benefícios para a sociedade. Ficou igualmente estabelecida a realização de um estudo sobre a realidade do ensino superior de Engenharia em cada um dos países, bem como a análise do enquadramento do exercício e das competências profissionais em cada um deles com vista ao estabelecimento dos princípios gerais de reconhecimento dos profissionais e da viabilidade do exercício profissional nos países que integram o Conselho.

A Ordem dos Engenheiros de Portugal continuará a presidir à Direção até à realização da próxima Assembleia-Geral do Conselho, a ter lugar durante o 5.º Encontro, que será organizado pelo Colegio de Ingenieros e Agronomos de Puerto Rico, em 2014.

Aceda à Declaração de Braga e aos Estatutos do Conselho.