fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Azeites de Portugal em destaque na Região Sul

15 de Fevereiro de 2017 | Engenharia Agronómica


Decorreu no passado dia 9 de fevereiro, a quarta e última masterclass "Azeites de Portugal", dedicada aos azeites de Trás-os-Montes.
Esta iniciativa, da responsabilidade do Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Agronómica, numa parceria com a Casa do Azeite - Associação do Azeite de Portugal, decorreu em quatro sessões, realizadas na Sede da Ordem dos Engenheiros da Região Sul e pretendeu homenagear os azeites provenientes de quatro DOP (Denominações de Origem Protegidas): Trás-os-Montes, Beira Interior, Ribatejo e Norte Alentejano+Alentejo Interior+Moura. 

A primeira sessão, realizada em novembro de 2016, foi dedicada aos Azeites do Alentejo, a segunda edição, realizada em dezembro de 2016 foi dedicada aos Azeites do Ribatejo e a terceira, realizada em janeiro, foi dedicada aos Azeites das Beiras.

As apresentações estiveram a cargo da Engª Mariana Matos, da Casa do Azeite, que neste ciclo focou a história do azeite ao longo dos séculos e sua importância em diferentes culturas. Os valores da produção nacional e mundial, os aspetos técnicos, tais como: definições e tecnologia de fabrico, propriedades químicas, benefícios para a saúde, características sensoriais, principais variedades de azeitona em cada região, fatores climáticos favoráveis ao desenvolvimento da oliveira, autenticidade e genuinidade do produto, foram temas abordados de uma forma interessante e que mereceu a atenção e participação dos presentes. 

No final de cada sessão houve prova de três azeites da região em causa, com explicação das respetivas características diferenciadoras. 
As apresentações de cada Masterclass, disponibilizadas pela Engª Mariana Matos, podem ser vistas aqui.

Esta iniciativa constituiu-se como uma excelente oportunidade para despertar os sentidos com aromas e sabores numa viagem ao mundo das diferentes Regiões DOP do Azeite Português .


Parceiros Institucionais