fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Bastonário da Ordem dos Engenheiros nomeado para o Comité Económico e Social Europeu

19 de Outubro de 2015 | Geral


O Eng. Carlos Matias Ramos, Bastonário da Ordem dos Engenheiros (OE), foi recentemente nomeado membro do Comité Económico e Social Europeu (CESE), em representação das profissões liberais.

Carlos Matias Ramos integra o Grupo III e o Observatório do Mercado de Trabalho do Comité.

A par do Bastonário da Ordem, foram indigitados conselheiros dos outros 27 Estados-membros da União Europeia (UE), para cumprimento de um mandato de cinco anos, iniciado em outubro de 2015, sob a presidência do recém-eleito Georges Dassis.

O CESE é um órgão consultivo da UE, fundado em 1957, e que tem por objetivo transmitir os seus pontos de vista avalizados às principais instituições da UE (Comissão Europeia, Conselho da União Europeia, Parlamento Europeu). Fá-lo emitindo pareceres sobre as propostas legislativas da UE, mas também elabora outros pareceres, da sua própria iniciativa, sobre assuntos que julga deverem ser tratados.

Uma das principais funções do Comité é constituir-se como "ponte” entre as instituições da UE e a "sociedade civil organizada”. O CESE promove a democracia participativa e ajuda a reforçar o papel das organizações da sociedade civil através do estabelecimento de um diálogo estruturado com essas organizações nos Estados-membros e noutros países do Mundo.

Os membros do Comité representam uma grande variedade de interesses económicos, sociais e culturais nos respetivos países, sendo a representação portuguesa assegurada por um total de 12 conselheiros.

Parceiros Institucionais