fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Candidatura a Património Cultural Imaterial da UNESCO apresentada na Região Sul

Dieta Mediterrânica

05 de Julho de 2013 | Geral, Engenharia Agronómica


O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Agronómica promoveu, no passado dia 4 de julho, a sessão de divulgação "A Dieta Mediterrânica: Património Cultural da UNESCO”. Cerca de 70 participantes assistiram, no Auditório da Região Sul da OE em Lisboa, à apresentação dos diversos argumentos que justificam a Candidatura da Dieta Mediterrânica a Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO.


Vitor Barros, do INIAV (Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária) começou por apresentar o contexto da Candidatura, mencionando alguns dos argumentos-chave utilizados, bem como estatísticas nacionais e europeias, que conferem à dieta mediterrânica e seu impacto na saúde da população, o estatuto de Património Cultural. Também do INIAV, Ana Partidário apresentou de seguida as características benéficas do azeite, que elevam esta gordura perante as outras e a tornam em parte integrante da Dieta Mediterrânica. Narcisa Bandeira, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, além de apresentar diferentes espécies de peixe, focou também a sua apresentação nas características nutricionais do peixe e na sua importância na alimentação portuguesa.


O vinho, também parte da Dieta Mediterrânica e considerado saudável quando consumido em moderação, foi apresentado por Olga Laureano, do ISA, que enfatizou as propriedades antioxidantes da sua composição, realçando a importância dos vinhos portugueses no panorama mundial.


Maria Elvira Ferreira, do INIAV, abordou a temática de plantas na dieta mediterrânica, tanto para fins de aromatização da culinária, reduzindo a utilização do sal e potenciando o sabor das próprias refeições, como para utilizações medicinais e terapêuticas, contribuindo também para o estilo de vida da Dieta Mediterrânica, promotor de felicidade, saúde e bem-estar, como explicou.


Seguidamente, os participantes tiveram oportunidade de degustar alguns dos produtos típicos da Dieta Mediterrânica. A Docapesca, em parceria com a Escola Superior de Hotelaria de Lisboa, foi responsável pela confeção e apresentação de quatro pratos de cavala. A Quinta do Juncal, produtora de azeites, apresentou três produtos diferentes para prova. A fruta nacional, tal como o vinho, gentilmente cedidos por diversos produtores, foram também apresentados e degustados pelos presentes.

O sucesso desta sessão, que faz parte de um conjunto de apresentações públicas da Candidatura, reitera a confiança dos seus promotores na validação da mesma como Património Cultural Imaterial da UNESCO.

Parceiros Institucionais