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Catamaran do IST vence prémio BES Inovação 2007

10 de Dezembro de 2007 | Geral


Uma equipa do Instituto Superior Técnico venceu o prémio BES INOVAÇÃO 2007 na área dos transportes com o projecto de uma embarcação com propulsão totalmente eléctrica, baseada em pilha de combustível a hidrogénio e painéis fotovoltaicos. Os Prémios, entregues pelo BES no dia 10 de Dezembro, eram referentes à 3.ª edição do Concurso Nacional de Inovação BES (CNIBES), que contou com 157 candidaturas de projectos nas áreas das Energias Renováveis, Saúde, Transportes, Processos Industriais e Fileira Florestal.
O projecto vencedor envolve a Unidade de Engenharia e Tecnologia Naval (UETN) e a equipa de investigação e desenvolvimento em transportes, energia e ambiente (DTEA) do Instituto de Engenharia Mecânica (IDMEC). A equipa é constituída pelo Prof. Nuno Fonseca (UETN), Prof. Tiago Farias (DTEA), Gonçalo Gonçalves, aluno de doutoramento (DTEA) e Filipe Duarte, aluno de mestrado (UETN).
O conceito do projecto baseia-se numa embarcação, com a configuração de um catamaran, propulsionada por um sistema eléctrico híbrido, que usa como fontes energéticas a radiação solar e o hidrogénio armazenado a bordo. A energia solar é uma energia renovável e o hidrogénio pode também ser obtido a partir de fontes renováveis, pelo que a embarcação pode realizar a sua operação utilizando apenas energias renováveis alternativas aos hidrocarbonetos. O sistema de propulsão é constituído pelo motor eléctrico acoplado ao hélice e respectivo sistema de controlo, uma pilha de combustível a hidrogénio e um reservatório pressurizado para armazenar o hidrogénio, painéis fotovoltaicos, um sistema de baterias e uma unidade de distribuição que gere os fluxos energéticos entre as várias componentes do sistema propulsor.
As principais vantagens do sistema de propulsão eléctrico comparativamente à dos motores de combustão são: (a) ausência total de emissões locais de poluentes; (b) elevado conforto, pois a propulsão é mais silenciosa e sem vibrações; (c) redução de custos de operação em combustíveis, pois há um aproveitamento muito eficiente da energia solar; e (d) possibilidade de funcionar apenas com energia obtida de fontes renováveis.
Neste momento, estão desenvolvidos dois ante-projectos de embarcações. A primeira tem um comprimento de 7m, capacidade para 6 a 10 pessoas e uma potência instalada de 6 kW para uma velocidade de serviço de 6 nós. A embarcação maior tem um comprimento de 15m, capacidade até 50 pessoas, potência instalada de 15 kW e velocidade de serviço de 8 nós.
O campo de aplicação será, inicialmente, para actividades marítimo-turísticas e para utilizadores particulares que apreciem o conforto, silêncio e poluição zero. O conceito é especialmente indicado para utilização em zonas ambientalmente sensíveis, como por exemplo a barragem do Alqueva. Nesse sentido, o projecto da embarcação teve em consideração também a optimização hidrodinâmica para minimizar a geração de ondas, aumentando, assim, a eficiência do sistema propulsor e reduzindo os efeitos de erosão no fundo e nas margens dos planos de água.
Este trabalho tem contado com o apoio da Associação das Indústrias Marítimas, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro e dos Estaleiros Navais de Peniche, no sentido de criar as condições para desenvolver um projecto de demonstração que incluirá o projecto completo e fabrico de um protótipo.

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