CEI presente na primeira Escola de Verão sobre Modelação e Linguagens de Domínio Específico

09 de Setembro de 2010 |

Nos passados dias 6 a 9 de Setembro de 2010 o CEI, em parceria com a IEEE, apoiou a iniciativa da Escola de Verão " 1st International Summer School on Domain Specific Modeling - Theory and Practice DSM-TP" http://di.fct.unl.pt/DSM-TP realizada na "Casa da Cerca" de Almada. Esta iniciativa surge numa estratégia do Colégio de Informática, da Ordem dos Engenheiros, visando fomentar um conjunto de acções a nível da Região Sul, de apoio a iniciativas de formação sob a forma de cursos ou conferências em tópicos relevantes para o Engenheiro Informático. Este evento surgiu num contexto actual em que é difícil para os Engenheiros Informáticos conseguirem acompanhar o ritmo da evolução nesta área. A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa é pioneira na oferta de cursos dedicados a este tema. A organização desta Escola de Verão surge como uma forma de introduzir ferramentas e técnicas integradas na visão orientada para Modelos sob uma perspectiva pragmática e bem fundamentada.

Observou-se na última década que a indústria de software e o mundo académico voltaram-se para o Desenvolvimento Orientado para Modelos (do Inglês Model-Driven Development - MDD) como uma abordagem efectiva para combater a crescente complexidade acidental no desenvolvimento de sistemas, para simular modelos e entender as suas relações. É neste sentido que Modelos e Transformações de Modelos são cada vez mais vistos como ferramentas de construção em detrimento do desenvolvimento apenas de suporte documental.

A indústria de software tem relatado inúmeros exemplos de uso do Desenvolvimento Orientado a Modelos e desenho de formalismos dedicados (Linguagens de Domínios Específicos ou do Inglês Domain Specific Languages - DSL) para especificação de Modelos, especialmente em Linhas de Produtos de Software. Consegue-se hoje em dia identificar uma vasta gama de Domínios de aplicação: Sistemas interactivos, Sistemas Tempo-Real, Web 2.0 Design, Jogos, Automação Industrial, Hardware e Software co-design, Mecatrónica, Modelação de Negócio, Engenharia de Requisitos ou mesmo Desenho de Processos. Por outro lado,a Academia tem estado a investir neste campo emergente ao desenvolvendo fundamentos, abordagens sistemáticas, ferramentas e frameworks que suportam Simulação e Verificação de Modelos, e Testes baseados em Modelos.

A Escola de Verão "1st International Summer School on Domain Specific Modeling - Theory and Practice DSM-TP" juntou cerca de cinquenta investigadores, professores, profissionais da indústria de Software e estudantes que pretendem trabalhar no assunto da Modelação de Domínio Específico. O evento foi organizada pelo Departamento de Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa em colaboração com o grupode Software Modeling and Verification - SMV da Universidade de Genebra, Suíça, e o Laboratório "Modelling, Simulation and Design Lab - MSDL" da Universidade de Antuérpia, Bélgica, tendo contado com diversos oradores convidados estrangeiros reputados nesta área, assim como com empresas do mercado Nacional tais como a Ydreams e a OutSystems. Dado o sucesso deste ano, está previsto que a mesma Escola de Verão será repetida anualmente.