fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Ciclo de Conferências 2014: Que Políticas para a Energia em Portugal no Horizonte 2020

O Setor Elétrico - Regulamentação da Oferta e da Procura de Eletricidade

03 de Março de 2014 | Geral, Especializações


A Especialização em Energia da Ordem dos Engenheiros decidiu promover em 2014 um Ciclo de Conferências, sobre a evolução da Política Energética em Portugal. A primeira Conferência vai realizar-se no próximo dia 25 de março, na OE, subordinada ao tema "O Setor Elétrico - Regulamentação da Oferta e da Procura de Eletricidade".

Há que valorizar a iniciativa e a capacidade de formulação de cenários, uma prática muito presente na Engenharia, por forma a melhor gerir as opções a tomar pelos vários decisores, numa área chave para a Economia e para a Sociedade, como é a da Energia.

Assim, entendeu a Comissão Executiva da Especialização em Energia levar por diante esta iniciativa, estabelecendo como estratégia o envolvimento de um universo relevante dos Colégios de Especialidade e das Especializações da OE; a auscultação ao que se passa fora de Portugal e percebendo as tendências que num espaço geográfico alargado desde já se esboçam; e, finalmente, confrontando essa informação com a realidade portuguesa, para que a discussão possa ter mais valor na nossa estrutura industrial e social.

É neste contexto que serão organizadas três Conferências, cobrindo, no seu conjunto, as temáticas mais relevantes da Política Energética Portuguesa, sendo pretendido, através dos múltiplos agentes participantes, apresentar uma visão internacional e uma visão do País.


Conferência I - O Setor Elétrico - Regulamentação da Oferta e da Procura de Eletricidade

Quanto à oferta, o contexto atual e a tendência seguida nos últimos anos assenta na privatização. Este contexto e esta tendência permitem antever algum retorno ao investimento público?

Quanto à procura, o contexto consiste nas economias de eletricidade, por via do aumento da eficiência, a constituírem uma quase obrigação, enquanto que os agentes, quer industriais quer domésticos, reclamam redução de tarifas.



Organização:
Especialização em Energia (em colaboração com o Colégio de Engenharia Eletrotécnica)



Aceda à página do evento para mais informação e inscrição »»»



Parceiros Institucionais