Ciclo de Conferências - Debate Sobre o Preço da Energia

20 de Janeiro de 2011 | Geral, Especializações

A Comissão Executiva da Especialização em Energiada Ordem dos Engenheiros, vai organizar durante o ano de 2011 um ciclo de“Conferências-debate” dedicadas ao tema o “Preço da Energia”, a saber:

O Preço das Renováveis (dia 17 de Fevereiro);
A Evolução do Preço do Petróleo (Abril);
Será o Nuclear uma Opção EconomicamentePlausível (Junho);
Eficiência Energética e Eficiência Económica(Outubro).

O modelo é o de Conferências-debate em que os temasserão apresentados por duas personalidades com opiniões diferentes, talvezmesmo opostas, sendo essas apresentações comentadas por dois outros convidados,todos eles com curricula relevantes nos temas em discussão. Pretende-seesclarecer melhor as matérias em análise, promovendo o contraditório, o qualcontará naturalmente com a participação dos assistentes. O objectivo é contribuir, com a maior independênciapossível, para o esclarecimento dos grandes temas energéticos e sobre o impactodas várias opções na competitividade da economia nacional.

1.ªConferência-Debate
O Preço das Renováveis

Lisboa, 17 de Fevereiro de 2011 –18h30 às 20h30
Auditório da Sede da Ordem dosEngenheiros

A produção de electricidade emregime especial nomeadamente a que tem origem em fontes renováveis, temreconhecidamente um sobrecusto em relação à produção com origem nas centraisclássicas: térmicas ou das grandes hídricas. Actualmente esse sobrecusto é passadopara o consumidor de electricidade, o que tem vindo a gerar discussão públicana sociedade portuguesa.
A Comissão Executiva daEspecialização em Energia da Ordem dos Engenheiros gostaria de promover não sóuma clarificação, tão precisa quanto possível, sobre as parcelas envolvidasnesse sobrecusto, mas também a determinação dos benefícios económicosproporcionados em termos de poupança de combustíveis fósseis e consequenteindependência energética nacional.
Esta Conferência-debate, terá a seguinte participação:

Intervenções: Nuno Ribeiro da Silva (Endesa) ePedro Sampaio Nunes (Charlemagne)
Comentadores: Jorge Vasconcelos (Newes) e PedroNeves Ferreira (EDP)
Coordenador: Afonso de Paiva e Pona (ComissãoExecutiva da Especialização em Energia da O.E.)

Ordem dos Engenheiros – Secretariado dos Colégios
Av. António Augusto de Aguiar, 3-D
1069-030 LISBOA
Tel.: 21 313 26 62/3/4